Começaram as aulas do curso de Formação para Marinheiro Fluvial em Barreiras

A aula inaugural do curso gratuito de Formação para Marinheiro Fluvial começaram na tarde de segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 de outubro. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Marinha do Brasil, os 30 participantes receberam as boas-vindas do 2º Sargento da Marinha Roberto Gonzaga, 2º Sargento Windisch e do Suboficial, André Luiz, lotados na Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa.

A Diretoria Municipal de Cultura está acompanhando o curso que acontece na Escola Municipal de Informática. No primeiro dia, pescadores, navegadores e aprendizes compartilharam experiências e trocaram informações com a equipe da Marinha. O 2º sargento Gonzaga iniciou a metodologia apresentando as técnicas de marinharia, descrevendo a maneira correta de executar tarefas a bordo, navegação e manobras.

“A maioria dos participantes são pescadores e possuem barcos, tem experiência mas não sabem a parte teórica. Durante esses dias de curso, vamos aliar os dois conteúdos, deixando os participantes aptos a conduzir embarcações com total noção de primeiros socorros, salvatagens, segurança na navegação fluvial, reconhecimento de embarcações, como evitar a poluição e proteger o meio ambiente”, disse o 2º sargento Gonzaga.

Na turma, Alexandra Baltizides foi a única mulher inscrita e garante que está preparada para função e principalmente para superar as dificuldades. “Estou preparada para me formar e trabalhar na área sim, reconheço que ainda existe um certo preconceito com a função desempenhada na maioria das vezes pelos homens, mas quero superar os obstáculos e me formar como a primeira marinheira fluvial de Barreiras. Já tenho um pouco de experiência na área, sei pilotar barcos e tenho noções de marinharia”, reforçou a aprendiz.

O pescador Silveira Romão agradeceu a oportunidade de capacitação, regularização da embarcação e aprendizado. “Eu sou filho de pescador, nasci praticamente dentro dos rios e trabalho como pescador, sustentando minha família com meu esforço e pesca. Fazer esse curso é muito importante, porque tudo que os oficiais da Marinha estão repassando, a maioria sabe na prática e hoje estamos aprendendo na teoria, tendo a oportunidade de tirar dúvidas. Agradeço a Prefeitura pela oportunidade, porque vamos sair capacitados, com documentação e regularização da nossa atividade”, destacou Silveira.

Com carga horária de 60h, as aulas continuam durante toda a semana com metodologia teórica e prática de Marinharia; Poluição e Meio Ambiente; Navegação; Motores; Combate a Incêndio; Sobrevivência do Náufrago e Primeiros Socorros. A prova final será realizada dia 24, a formatura dos Marinheiros Fluviais Auxiliar, entrega do Certificado de Conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) acontecerá no dia 25 de outubro.