Começa campanha de vacinação contra a Influenza em Barreiras

Nessa ação de imunização serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários

Teve início nesta segunda-feira (10) e segue até 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Barreiras. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 8 mil doses do imunizante que protege contra a gripe, destinadas a grupos prioritários nesta etapa de vacinação, tendo como principal objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização (COPIM), Charlei Jenne, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, especialmente, nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. Todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Primária estão preparadas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

“Esse é um momento importante para a população se imunizar contra a gripe. Todos do grupo prioritário podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência com documento pessoal e o cartão de vacinação. Na oportunidade, também estamos vacinando contra a Covid-19”, explica Charlei Janne.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza em Barreiras são crianças de 6 meses a menores de 6 anos,  crianças com comorbidades de 6 anos a menores de 9 anos, idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós parto), indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas (membros ativos), funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas de 12 a 21 anos e pessoas com comorbidades.

Dircom/PMB – 11.4.2023