Combate à Tuberculose é tema de palestra no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida

No sábado (25), a unidade também ofertou atendimentos com cardiologista e psicólogo

Nesta segunda-feira (27), os pacientes que procuraram atendimento no Centro de Especialidades Leonídia Ayres puderam conhecer um pouco mais sobre a doença tuberculose, a prevenção e o tratamento realizado em Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde. Após uma ginástica laboral, o momento de interação contou com a presença do coordenador do Centro, Alessandro de Sousa; psicóloga Paula Layanne; coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Doracir Madalena; também do médico referencial, Dr. Walney Toledo e a equipe que realiza o acompanhamento dos pacientes.

O médico especialista explicou que a tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível pelo ar e que compromete principalmente os pulmões. “É uma doença relativamente pulmonar, o fator causal é pelas vias aéreas, por isso que, os primeiros sinais de sintomas são respiratórios, semelhante a uma gripe ou pneumonia, como tosse seca, febre, calafrios e perda de peso. É uma doença que tem cura, sendo o atendimento e tratamento gratuitos”, explica Dr. Walney Toledo.

Conforme o coordenador do Centro de Especialidades, nos primeiros sintomas os pacientes devem procurar as Unidades de Saúde e iniciar o tratamento. “O Dia de Combate à Tuberculose foi comemorado na sexta-feira (24), e seguimos até o final deste mês, com esses momentos de orientação para esclarecer sobre essa importante temática. Em Barreiras, temos 42 pacientes em tratamento e todas as 48 unidades de saúde estão aptas para acolher essas pessoas que precisam desse acompanhamento e fazer a orientação adequada conforme a necessidade de cada paciente “, esclarece Alessandro de Sousa.

Na oportunidade, os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), realizaram testes rápidos de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C.

Atendimentos Especializados: No sábado (25), a Secretaria de Saúde ofertou no Centro de  Especialidades Leonídia Ayres, atendimento com cardiologista e psicólogo. Ao todo, 50 pessoas aproveitaram o final de semana para realizar os exames.

Os serviços prestados à população de Barreiras e toda a região Oeste no Centro de Especialidades Leonídia Ayres, abrangem as especialidades de Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia Respiratória, Gastroenterologia, Hematologia, Infectologia, Neurologia, Nutricionismo, Nefrologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Reumatologia, Ambulatório de Cirurgia geral, Pediatria, Aparelho Digestivo e Urologia.

Através do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde oferece a cobertura em Anemia Falciforme, Chagas, Hanseníase e Tuberculose. Dentre os procedimentos executados no Centro de Especialidades também é ofertado: exames de Ecocardiografia, Endoscopia Digestiva, Colonoscopia, Rectosigmoidoscopia MAPA, ECG, HOLTER, Laringoscopia, Punção de Tireoide, Ultrassom Doppler e Ultrassom Geral.

Dircom/PMB – 27.3.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo