Com proximidade da Páscoa, Prefeitura de Barreiras investe no fortalecimento da piscicultura local

Para potencializar o consumo do pescado na região e fortalecer a cadeia produtiva do peixe, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia está promovendo mais uma edição da Páscoa no Parque, de 17 a 20 de abril, período que compreende a Semana Santa. Interessados em adquirir barracas ou comercializar produtos, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, já podem procurar a secretaria a partir desta quarta-feira, 03, em horário comercial.

Todas as tabelas referentes aos valores e quantidade de espaços disponíveis podem ser conferidas também no Diário Oficial de Barreiras por meio do Diário Oficial – Edição 2924.

A programação também inclui a realização do II Workshop de Piscicultura, nos dias 09 e 10 de abril, no Povoado da Baraúna e no Perímetro Irrigado Barreiras Norte. A capacitação oferecerá além de palestras, estações de atividades práticas em parceria com os produtores, CODEVASF e Bahia Pesca. A previsão é atender mais de 300 piscicultores.

“Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do peixe durante a Semana Santa, oferecer palestras e capacitação aos piscicultores e profissionais envolvidos no segmento. Nossa expectativa é superar o sucesso da edição anterior e proporcionar também um momento de lazer a nossa comunidade, utilizando a estrutura do Parque de Exposições”, destacou o secretário de agricultura José Marques.

Os consumidores terão à disposição peixes, verduras, legumes e guloseimas, além de uma ampla variedade de restaurantes na Vila dos Sabores. No dia 20, os restaurantes instalados no Páscoa no Parque participarão de forma inédita do Festival Gastronômico do Pescado.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP DE PISCICULTURA

09/04/2019: Terça-Feira – Povoado da Baraúna
07:15 ás 08:00 – Inscrições e Café da Manhã
08:00 ás 08:30 – Abertura
08:30 ás 09:00 – Manejo de Piscicultura em Tanque Escavado – Rodrigo Souza 2º CIX/CODEVASF
09:10 ás 09:40 – Produção de Sistema Bioflocos – Antonio Laborda (Bahia Pesca)
09:50 ás 10:20 – Sanidade na Piscicultura, Controle e Medidas Preventivas- Walkyria Feitosa (CODEVASF)
10:30 ás 10:45 – Intervalo (Cofee Break)
11:00 ás 12:30 – Estações Práticas
Estação 01: Dimensionamento de Tanque e Qualidade de água – Tâmara Pires (Bahia Pesca)
Estação 02: Biometria e Nutrição Alimentar – (Pratigi Alimentos)
Estação 03: Sistema de Bioflocos – Valdivino (Piscicultor lote 165.

10/04/2019: Quarta – Feira – Perímetro Irrigado Barreiras Norte – Escola Modelo
08:30 ás 11:30 – Curso de filetagem de Tilápia e Produção de Peixe Espalmado
14:30 ás 17:30 – Curso de Produção de Subprodutos de Pescado
O s Cursos serão ministrados pela Sra. Maria Aparecida (Cida Pescadora)