Com meta desafiadora, obras de pavimentação asfáltica são motivo de alegria entre a população barreirense

Prefeitura de Barreiras está trabalhando de modo contínuo para pavimentar e requalificar cerca de 90% da cidade

Há pelo menos uma semana, os moradores da Rua 12 de Outubro, no Bairro Renato Gonçalves acompanham de perto a execução da obra de pavimentação asfáltica da rua e três travessas de acesso, que por 30 anos foram motivo de tristeza e desconforto. Mesmo com as chuvas pontuais que ocorreram, os esforços da Prefeitura de Barreiras já estão garantindo o bom andamento dos trabalhos e a felicidade de quem transita pelo local.

A Rua 12 de Outubro se inicia nas proximidades da Igreja Perpétuo Socorro e segue até o encontro com a Avenida Rui Barbosa, era a única do bairro que não possuía pavimentação completa. Segundo a moradora, Jaci Marques, as más condições da rua surpreendiam as visitas que chegavam a sua casa. “As pessoas não entendiam como uma rua tão centralizada estava esquecida pelo poder público, por muitas vezes nos referíamos a este trecho como a rua pobre do bairro rico. As intervenções pouco eficientes das gestões anteriores desnivelaram a rua e causaram erosões nas travessas, o que foi corrigido agora. Estamos mais do que felizes pela qualidade e rapidez com que o trabalho foi executado”, disse a aposentada, que é uma das primeiras moradoras da rua.

A pavimentação asfáltica do trecho e travessas incluiu também o aterramento e terraplanagem de 5.360m² de área, as atividades serão concluídas nesta terça-feira, 29. Segundo a cabeleireira Vanessa Ramos, a chegada do asfalto muda a qualidade de vida da sua família e o andamento do seu salão, instalado na rua.

“Quando as máquinas chegaram pra começar as obras, nós nem acreditamos. Saímos na rua pra ver, foi um momento de muita alegria e alívio, pois eu em particular já não aguentava mais tanta poeira, a casa vivia suja, não podíamos ficar de portas e janelas abertas. Agora com esse tapete lindo, que está na nossa rua, é alegria e mais qualidade de vida. O movimento de clientes no salão vai aumentar com certeza, e nós poderemos fazer caminhada, andar de bike e muito mais. Agradeço à Prefeitura, em nome de todos moradores da Rua 12 de outubro”, acrescentou Vanessa.

A pavimentação da via faz parte do Projeto Pavimenta Barreiras, o maior já executado por uma prefeitura no estado da Bahia. “Temos realizado a pavimentação e a requalificação dos bairros de acordo com o nosso planejamento, primando sempre pela qualidade dos serviços e do material aplicado nas ruas. Na 12 de outubro não foi diferente, temos certeza pela receptividade dos moradores que vinham conversar com a equipe ou até mesmo oferecer suco ou lanche, e agora concluindo as atividades, sentimos que todos estão satisfeitos”, destacou Enoque Souza, subsecretário de infraestrutura.