Com gestão planejada e economia aquecida, Prefeitura de Barreiras arrecada mais do que o previsto em 2022

Na tarde de terça-feira, (28), a Secretaria Municipal da Fazenda realizou uma Audiência Pública para apresentar à sociedade barreirense, o Relatório de Gestão Fiscal referente ao 3º Quadrimestre de 2022 e assim, demonstrar o desempenho da execução orçamentária e financeira do município. Avaliando assim, o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social durante todo o ano, com a prestação de contas das receitas e despesas, de acordo com o previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O evento foi  realizado no Plenário Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores, e além de representantes da sociedade civil organizada, contou com a presença do secretário de Planejamento e vice-prefeito, Emerson Cardoso.

No Relatório de Gestão Fiscal constam informações sobre a despesa total com pessoal, dívida consolidada, concessão de garantias e contração de operações de crédito,  e representa  um dos principais instrumentos de transparência da gestão pública. Durante a audiência, conduzida pela assessora da Prefeitura, Versiany Moreira, foram apresentados dados que demonstram que a receita de Barreiras cresceu no ano passado, superando o valor orçado previsto para os 12 meses.

Em 2022, as receitas tributárias, relacionadas, por exemplo, ao recebimento de impostos e taxas, tiveram um aumento de mais de 50%. A Secretaria da Fazenda previa uma arrecadação superior a R$ 80 milhões e foram arrecadados R$ 121 milhões. Quanto às receitas correntes e receitas de capital, de forma geral, Barreiras registrou um incremento de mais de 20%.

De acordo com Versiany Moreira, os números mostram que o Município está cumprindo as metas planejadas, executando as ações de forma responsável, comprometida e transparente, e assim, obtendo o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Esse incremento da receita é fruto, principalmente, no que diz respeito às receitas tributárias do Município, ou seja, recursos próprios. Podemos nos referir aqui à questão da economia local, que está aquecida, sendo movimentada, e, com isso, a receita está girando. Isso demonstra o esforço que o prefeito vem fazendo no planejamento e execução das ações de infraestrutura, o que repercute diretamente nas receitas do município. O crescimento é visível, são novas empresas chegando, e isso tem impacto direto nas finanças”, disse Versiany Moreira.

Dircom/PMB – 2.3.2023