Com apoio da Prefeitura de Barreiras, Projeto “Somos Todos Bike” chama atenção para o respeito no trânsito

Mais respeito no trânsito, essa foi a mensagem no passeio ciclístico “Somos Todos Bike”, realizado no último sábado (05) em Barreiras com objetivo de chamar a atenção dos motoristas e sociedade geral para o respeito aos ciclistas, demonstrando que carros, caminhões e motos podem conviver pacificamente com as bicicletas no trânsito.
Com apoio da Prefeitura de Barreiras, cerca de 200 ciclistas participaram do evento organizado por membros da sociedade civil, ciclistas e o Comando de Policiamento da Região Oeste. O prefeito Zito Barbosa esteve presente no início do passeio, que aconteceu na BR 242, próximo à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e destacou a importância do esporte para os munícipes, bem como as intervenções realizadas no quesito segurança para os ciclistas no município.

“Essa é uma ação importantíssima para nosso município, esse pedal chama atenção de toda sociedade para o cuidado com os ciclistas que utilizam a bike não somente para o esporte, mas em muitas situações como meio de transporte diário. Assumimos o compromisso em reunião com diversos representantes do ciclismo, de fazer mais ciclovias e sinalizações nas vias como já foi feito no Parque Dom Ricardo Weberberguer, e agora sendo realizado na Avenida Aylon Macêdo, além de outros pontos importantes de Barreiras para que os ciclistas tenham mais segurança em nossa cidade”, destacou Zito Barbosa.

Ao longo de todo percurso, a empatia no trânsito foi reforçada com panfletagem até a Praça Multiuso Dom Ricardo Weberberguer. Duas placas de sinalização foram instaladas, uma na BR 242 próximo ao Parque Pula Pulga, e outra nas mediações do Centro Esportivo Deputado Luiz Braga. O subsecretário de agricultura e também ciclista, Rider Castro, acompanhado pelo Tenente Coronel Camilo Uzêda e demais organizadores, destacou a importância da ação.

“A ação surgiu com objetivo de sensibilizar todas as pessoas que usam a via pública. Percebemos que o número de ciclistas têm aumentado em Barreiras e o comércio se fortaleceu muito através desse segmento. É necessário que tenhamos essa consciência, não somente os ciclistas, mas sobretudo os motoristas. A ideia é que os mais fortes protejam os mais fracos no trânsito, uma vez que a bicicleta é utilizada para a prática de esporte e também como meio de transporte para trabalhar”, pontuou Rider Castro.

O ciclista Almir Lopes fez questão de levar sua filha Laís para o passeio em uma bicicleta adaptada. “Hoje Laís tem quatro anos, mas desde os seis meses que ela participa de eventos como esse, fazemos questão que ela desde pequena, aprenda respeitar a todos no trânsito, além de esporte, o ciclismo também é saúde”, disse o empresário.

O Projeto “Somos Todos Bike” surgiu da junção dos projetos Conviva, de grupos ciclísticos e Pedalando na Corrente do Bem, com a ideia de garantir uma convivência pacífica no trânsito. Ao final do passeio ciclístico, o público ficou surpreso com a apresentação do helicóptero do GRAER. A aeronave da Polícia Militar sobrevoou o local do passeio ciclístico e pousou na Praça Multiuso Dom Ricardo Weberberguer, onde os ciclistas puderam tirar fotos com os pilotos da aeronave.