Chefe de gabinete, Marileide Carvalho, leva mensagem do Executivo na abertura dos trabalhos do Legislativo em Barreiras

Após o recesso parlamentar regimental, as atividades do Poder Legislativo teve início nessa terça-feira (04) com a realização de Sessão Solene de abertura dos trabalhos em 2020 no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante. Vereadores, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretários municipais e a população compareceram à Casa Legislativa que contou com a participação especial da Banda Municipal 26 de Maio na abertura solene.

Representando o Prefeito Zito Barbosa, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, levou a mensagem do Chefe do Executivo destacando os agradecimentos e a importância do apoio dos parlamentares em importantes projetos e em ações que modificaram a qualidade de vida dos munícipes nesses três primeiros anos do governo Barreiras, Capital do Oeste, impulsionando o desenvolvimento social e econômico de Barreiras. “É uma honra fazer a leitura da mensagem do prefeito Zito Barbosa, que não pôde participar desse ato solene em razão de agenda inadiável na Capital Federal”, disse Marileide.

A mensagem do prefeito destacou os momentos já compartilhados na tribuna, como seu primeiro pronunciamento em 2017, ressaltou ainda a consciência das dificuldades que iria enfrentar na melhoria estrutural de Barreiras. Segundo o executivo, foi com o entendimento de confiança em Deus, na família e nos moradores de Barreiras que foi trilhado um longo caminho com objetivos a serem alcançados, como a estruturação de um projeto que transformasse Barreiras na verdadeira Capital do Oeste, com destaque para a premiação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, pela Excelência da Gestão Pública, a posição de maior crescimento do PIB entre as cidades polo do Nordeste, com a marca de 15,12%, conforme da dos do IBGE e o maior aumento no estoque de empregos entre as onze maiores cidades da Bahia, alcançando um acréscimo de 7,90% nos vínculos com carteira assinada de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.

“Foi olhando para o futuro que conseguimos realizar o maior Programa de pavimentação e requalificação asfáltica do nordeste, já executamos mais de 220 km de pavimentação beneficiando bairros, ruas, avenidas e localidades da zona rural. Além disso, estamos construindo mais três novas escolas adquirimos 50 ônibus, 12 vans e mudamos completamente a condição do transporte escolar municipal. Humanizamos a saúde com reformas e implantação de novas unidades, além da construção de cinco novas unidade e a construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER II. Colocamos a UPA para funcionar, implantamos novos serviços como o CAPS AD, Central de Marcação de Consultas, Central de Distribuição de Medicamentos, além de implantar duas farmácias cidadãs, uma ala de Saúde Mental no Hospital Eurico Dutra e o Centro de Especialidades Odontológicas e o Centro de Atendimento ao Homem”, pontuou.

O Prefeito ainda destacou a realização de mais de oito mil cirurgias já realizadas com recursos próprios e dos mutirões de Catarata e Pediátricas. O desenvolvimento no campo através do Projeto Vale Produtivo também foi lembrado, bem como a reforma do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) que possibilitou novas condições de trabalho para os feirantes e um ambiente agradável para os frequentadores da feira. A atuação nos trabalhos com o Meio Ambiente e o Turismo local também foi levada em consideração, com destaque para o desassoreamento do Rio Grande, bem assim os trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho que através das Caravanas da Cidadania levou todos os serviços da Prefeitura a diversas localidades do município, de Segurança Cidadã e Trânsito, Infraestrutura e as ações já consolidados pelos Projetos Brincar e Viver e Cultura e Arte por Toda Parte.

A mensagem do gestor foi encerrada agradecendo o apoio da maioria dos membros do Poder Legislativo, relatando inclusive os próximos projetos a serem realizados em Barreiras com o intuito de consolidar Barreiras como uma cidade de referência para todos. “Agradeço o apoio do povo de Barreiras, mas quero fazer um agradecimento todo especial a cada criança barreirense que me fez acordar todos esses dias motivado a fazer cada vez mais por uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa, porque sou filho de Barreiras e amo esta cidade, que 2020 seja um ano de grande realizações”, concluiu.

Agradecido por mais um ano à frente dos trabalhos legislativos, o Presidente da Câmara, Eurico Queiroz, deu boas-vindas à população presente e destacou que os trabalhos seguem pautados na transparência e com apoio nas ações que influenciam positivamente no bem-estar de toda sociedade barreirense. “Ao completar um ano na condição de presidente quero registrar a importância das ações por nós desenvolvidas para o fortalecimento do exercício do mandato de cada vereador dessa Casa. Apoiamos e reconhecemos a mudança em nossa cidade realizada pelo atual gestor, nossa cidade é referência de gestão para a Bahia e também no Brasil, hoje sentimos parte desse momento único que vive nossa cidade. Iniciamos mais um ano legislativo, somos sabedores da nossa responsabilidade e vamos responder a essas prerrogativas com o mesmo zelo” disse Eurico Queiroz finalizando a Sessão Solene da noite.