Chá com os avós traz programação diferente à Praça Castro Alves

A Prefeitura de Barreiras realizou, pela primeira vez, uma programação diferenciada para comemorar o Dia dos Avós (26 de julho). As secretarias municipais de saúde, educação, assistência social se envolveram em ações integradas com empresas, instituições de ensino e entidades para garantir ao público atividades como atendimento odontológico, massoterapia, aferição de glicemia e pressão arterial, além de apresentações culturais. Durante a quarta-feira (31) as comemorações chegaram à Praça Castro Alves.

No Palácio das Artes, sede da Biblioteca Municipal Folk Rocha, os servidores recepcionaram avós e acompanhantes com apresentações de dança do Programa Idade Viva, música, relaxamento e alongamento, além de palestras sobre os serviços ofertados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS IV. “Eu participei hoje da apresentação de catira, dança que aprendi lá no Programa Idade Viva. Faz seis anos que estou no programa, e hoje vim com eles acompanhar a comemoração aqui na praça, achei maravilhosa”, comentou a avó Francisca Gomes, de 75 anos.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Municipal Folk Rocha, Liana Arêas, a Praça Castro Alves e a Biblioteca são pontos de referência ao público de todas as idades, desde a criança que vem em busca de uma pesquisa escolar até os adultos que estão atrás de livros sobre como abrir um negócio.

“É muito importante e gratificante participar deste plano de ação, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Cultura, que nos permitiu integrar esta programação em homenagem aos avós. Essa ação em conjunto é muito importante, desde o engajamento da equipe da biblioteca até o apoio dos gestores municipais, porque permite a realização de eventos que valorizam esse espaço e expande nossas atividades, levando a biblioteca também para a praça”, acrescentou a coordenadora.

Durante a tarde, a Roda de Amantes de Samba deu continuidade á comemoração, que contou também com sorteio de brindes, apresentação de coral e poesia da Escola Municipal Joaquim Neto, teatro e zumba. “Ficamos muito felizes em ver um evento como esse, só sabia que tinha o dia dos avós porque a escolinha do meu neto fazia uma programação, agora a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, espero que continue”, concluiu a bisavó Ligia Magalhães, que tem 15 netos e quatro bisnetos.