CEREST de Barreiras fica entre as 7 unidades em todo o Brasil que alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Sempre vigilante e criterioso na realização das suas atividades, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Barreiras se destacou com níveis satisfatórios nas ações continuadas em favor da saúde dos trabalhadores do Oeste Baiano, ficando entre os sete Centros do Brasil no primeiro quadrimestre a alcançar os indicadores contemplados no Plano Nacional de Saúde – PNS 2020/2023, conforme avaliação do Ministério da Saúde.

O CEREST Regional é de gestão municipal e possui 15 municípios em sua área de abrangência, incluindo Barreiras. Sua atuação, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inclui a prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores, além de capacitações e atividades de educação permanente. No segundo quadrimestre de 2020, o município também conseguiu atingir as metas propostas.

O indicador de saúde do trabalhador contemplado no PNS 2020/2023, com metas anuais, propõe-se a mensurar a qualidade da atuação dos CEREST’s regionais e municipais no âmbito da RENAST e da Rede de Assistência à Saúde na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde do Trabalhador.

A Coordenação Geral de Saúde do Trabalho (CGSAT) do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e da Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE) elaborou esse relatório com o objetivo de avaliar quadrimestralmente os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) municipais e regionais de todo o Brasil e seus processos de trabalho, a fim de contribuir de forma crítica com a qualificação dos CEREST e sua atuação no âmbito da Rede Nacional em Saúde do Trabalhador-RENAST por meio do indicador de Saúde do Trabalhador.

Para a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Barreiras, Janaina Oliveira, estar entre os sete CEREST’s do Brasil a alcançar índice de atuação satisfatória no PNS 2020/2023″ é uma grande conquista para toda a equipe. “Esse ranking reflete a dedicação da nossa equipe, no cumprimento dos procedimentos ministeriais, e sobretudo nosso zelo pelas normas que preservam a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, e nos motiva a seguir atuando com ainda mais dedicação, destacou a coordenadora.