CER II Aníbal Barbosa Filho promove encontro de famílias com acolhimento e inclusão no Dia Internacional da Síndrome de Down

Uma manhã especial de terça-feira, 21 de março, no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II com o encontro das famílias e crianças com síndrome de down atendidas pela equipe multiprofissional. Comemorando o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, os pais foram recebidos na sala de Terapia de Grupo Infantil para uma roda de conversa interativa e café da manhã.

Enquanto as crianças de três meses a quatro anos interagiam com brinquedos de estímulo, as mães assistiram uma palestra com a fonoaudióloga Rita Virginio, a psicóloga Gyellen Moreira e as fisioterapeutas Manoela Amaral e Jurane Lustosa, com o tema da campanha nacional “Faça com a gente, não pela gente”. As profissionais repassaram orientações sobre o dia a dia, posicionamento social e um vídeo motivacional relatando a emocionante experiência de Luana Dallacorte, a primeira fisioterapeuta brasileira com síndrome de down.

Emocionada, a jovem Nailma, mãe de Miguel com 4 anos, contou um pouco de sua história e como recebeu o diagnóstico médico. “Descobri na mesa de cirurgia que meu bebê era portador de síndrome de down, e sinceramente eu não sabia nada. Eu tinha dúvidas se ele iria andar, falar e como seria a maternidade e desde os quatro meses que ele é acompanhado por esta equipe maravilhosa. Hoje ele é saudável, ativo e comunicativo. Mas cada mãe aqui tem sua história, tem seus medos, sabe do preconceito, mas também renasce no amor de ser mãe nessa condição, e Miguel é meu presente de Deus”, disse Nailma.

O encontro foi acompanhado pelo diretor Anderson Vian e a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, que explicaram a estrutura da rede de cuidados do CER II.

“O dia 21 de março foi escolhido para marcar o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, uma alusão à trissomia do cromossomo 21. E preparamos esse momento de acolhimento com nossa equipe multiprofissional, que busca a estimulação precoce e reabilitação de todos os pacientes. Acompanhamos mais de vinte pacientes nessa fase infantil, e sabemos da importância da luta pela inclusão, respeito e estamos sempre dando suporte para as famílias, para estimular o pleno desenvolvimento das pessoas com síndrome de down desde o diagnóstico até a vida adulta”, destacou o diretor. 

-Dircom/PMB- 21.3.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo