Centro POP e Unidade Móvel de Saúde oferecem tratamento odontológico aos moradores de rua

Mais de 50 homens e mulheres em situação de rua receberam atendimento de saúde e odontologia

A Prefeitura de Barreiras tem oferecido melhor qualidade de vida à população em situação de rua atendida pela Secretaria de Assistência Social através do Centro Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. Diariamente, homens e mulheres recebem acompanhamento social, psicológico e de saúde, além terem garantida alimentação, higiene pessoal e repouso, em atendimentos individual e coletivo.

No espaço também são realizadas oficinas terapêuticas, atividades de convívio e socialização. A saúde dos moradores de rua é uma das preocupações da equipe multidisciplinar que acompanha o Centro Pop, e na sexta-feira (6), mais de 50 assistidos receberam a Unidade Móvel de Saúde, que levou atendimento médico clínico, procedimentos odontológicos, testes rápidos e farmácia básica.

O médico clínico Dr. Fernando Garcia aproveitou para conversar com a população de rua sobre os cuidados com a saúde. “Durante a consulta conversamos com os moradores, e eles elogiaram muito o atendimento do Centro Pop, e constatei que o trabalho preventivo que vem sendo dispensado na unidade contribui muito para a saúde dos usuários, que no geral apresentam excelente quadro clínico”, avaliou o médico.

O consultório odontológico itinerante proporcionou aos moradores a avaliação de um profissional. O dentista Newton Garcia realizou cirurgias, extrações, limpeza e restaurações simples. Um dos frequentadores, Manoel Silva Nunes aos 49 anos, conta que a higiene bucal também ajuda no retorno ao mercado de trabalho. “Muitos pensam que as pessoas que estão na rua não valem nada, mas valem. Estou procurando emprego, quero voltar para o mercado de trabalho e preciso ficar com dentes saudáveis, com uma boa aparência e o Centro Pop está me ajudando muito”, disse.

A coordenadora da unidade Móvel de Saúde, Andréia Rocha informou que os atendimentos acontecerão a cada dois meses, proporcionando uma saúde humanizada para os moradores de rua. Para o coordenador do Centro Pop, Fernando Azevedo, um dos principais pontos do Centro Pop é proporcionar acesso aos serviços básicos. “Esses moradores precisam ser acolhidos, assistidos e ter uma oportunidade de retomar a vida. Essas parcerias, atendimentos e acesso à saúde são ações permanentes que desenvolvemos aqui, e também mais um incentivo para que todos busquem seu lugar ao sol, um emprego, uma atividade com um salário que permita viver com dignidade”, observa.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo