Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho realiza medição e molde para órteses e próteses

Bem-estar, mobilidade e resgate da autonomia para as pessoas que por algum motivo sofreram amputação ou nasceram com má formação fetal são compromissos da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II. Nesta manhã de quarta-feira (27) até quinta-feira (28), a unidade abriu agenda de atendimento para medição de órteses e próteses.

Mais de 60 usuários do SUS que residem nos 37 municípios da macrorregião Oeste serão atendidos para retirada de molde das órteses e 18 para próteses de membros superiores e inferiores, disponibilizadas gratuitamente, além do acompanhamento da equipe multidisciplinar do CER II para adaptação.

A dona de casa Robélia de Azevedo, mãe do pequeno Iam de 4 anos que precisa de uma órtese bilateral para a perna esquerda, veio de São Desidério para o atendimento. “Estou muito emocionada pela oportunidade, porque além da ajuda para meu filho conseguir andar, eu recebi muito apoio e carinho da equipe do CER. Agora ficamos na expectativa dele se adaptar e começar os primeiros passos”, disse emocionada.

O adolescente Carlos Henrique, 13 anos, também foi atendido ao lado da mãe Marilúcia, que reside no bairro Mimoso em Barreiras. “A felicidade invade minha casa, porque chegamos para a primeira consulta e meu filho já teve a oportunidade de fazer o molde para receber uma prótese. Ele nasceu assim, e agora está crescendo e sente vontade de usar uma prótese de braço, então estamos aqui, recebendo toda atenção para que esse sonho seja realizado”, comemorou Marilúcia.

O diretor técnico do CER II, Anderson Vian, a coordenadora administrativa Geisa Schwambach e o coordenador Uillian Queiroz, ao lado da coordenadora regional do Samu, Juana Jamile, explicaram que a moldagem e medição de membros está sendo realizada pela equipe de ortoprotesistas da empresa San Martin Ortopédica de Salvador, contratada pela Prefeitura de Barreiras, com estimativa de entrega nos próximos 30 dias.

“É grande o esforço da nossa equipe multidisciplinar para oferecer mais autonomia e qualidade de vida aos pacientes no seu dia a dia, e as órteses e próteses, vão ainda melhorar o bem-estar psicológico com a inserção destes pacientes no contexto social, fortalecendo vínculos e superando medos, esses são nossos maiores resultados, principalmente a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A nossa equipe está à disposição para auxiliar em todo o processo, porque depois da prótese ou órtese recebida, eles ainda passam pelo processo de adaptação à nova rotina com o acompanhamento do CER”, destacou Anderson Vian.

A secretária municipal de saúde em exercício, Jamile Rodrigues, pontua que as medições e entregas são realizadas de acordo com a demanda. “Nossa equipe do CER II está com o atendimento e medição para as órteses e próteses durante esses dois dias, e nesta quinta-feira, 28, faremos entrega e prova de próteses de membros inferiores para pacientes de Barreiras. É gratificante receber o agradecimento dos pacientes, pois reforça nosso compromisso na oferta de uma Saúde humanizada, integrada e inovadora sempre à disposição dos cidadãos”, finalizou.

Dircom/PMB – 27.07.2022