Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Barreiras é destaque nas ações da saúde do trabalhador, na Bahia

Com foco na vigilância em saúde do trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Barreiras), gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, tem se destacado através das ações realizadas em Barreiras e em outros 14 municípios na prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores. No início desse mês, o CEREST/Barreiras recebeu destaques da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, através da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST).

As ações realizadas em relação à vigilância de ambientes, inspeções dos acidentes de trabalho grave com óbito, bem como o acesso de trabalhadores de outros municípios e atendimento em consultas médicas tem consolidado as ações de saúde do trabalhador na região oeste. De acordo com a coordenadora do CEREST/Barreiras e especialista em Saúde do Trabalhador, Janaina Oliveira, são realizadas palestras informativas em empresas, instituições, setores públicos e capacitação dos profissionais de toda região através das atividades de educação permanente, que também estão inseridas dentro das propostas do Projeto Saúde Humanizada da Secretaria Municipal de Saúde.
“Nosso foco é trabalhar na vigilância de ambiente em processos de trabalho, em ações de atividades educativas para a população e trabalhadores e fazemos assistência em saúde do trabalhador, acabamos sendo também um órgão fiscalizador na prevenção em tudo que envolve risco e agravos na saúde do trabalhador. Através do apoio direto da Secretaria Municipal de Saúde, tecemos o apoio matricial na prevenção à saúde do trabalhador, é um trabalho rotineiro que tem como meta a atenção ao trabalhador”, disse Janaina.

Atendendo os trabalhadores independentemente do vínculo empregatício, de segunda à sexta-feira na Rua Guadalajara, nº 578, Bairro Vila Dulce, o CEREST/Barreiras atua de forma coesa, com uma equipe qualificada e gestão comprometida com a saúde do trabalhador. O leque de ações tem sido ampliado a cada ano, sendo referência na sua região de atuação com o quadro de profissionais composto por médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, técnico em segurança do trabalho, técnico de enfermagem, assistente social, além do administrativo.

Na semana passada, a equipe do CEREST abordou a saúde do trabalhador construindo mudanças para promover a saúde no ambiente de trabalho no setor de almoxarifado da Prefeitura de Barreiras, com participação do engenheiro de segurança do trabalho, Ruy Santana. Na oportunidade foram entregues kits de EPI’s para os servidores do setor. Satisfeito com o destaque a nível estadual através das ações desenvolvidas pelo CEREST na Capital do Oeste e em toda região, o secretário de saúde pontuou que a saúde do trabalhador é também prioridade na gestão municipal.

“Durante todo ano a Prefeitura de Barreiras apoia as ações desenvolvidas na região oeste que buscam sempre avançar nos resultados positivos no que diz respeito a saúde do trabalhador. A prevenção continua sendo a melhor estratégia para evitar possíveis acidentes no ambiente de trabalho, nosso objetivo é dar assistência e orientações sobre seus direitos enquanto trabalhador”, destacou Anderson Vian.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo