Centro de Atendimento à Mulher inicia programação do Outubro Rosa, em Barreiras

Outubro é um mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa no Centro de Atendimento à Mulher – CAM. Uma palestra sobre a temática foi realizada para as pacientes que aguardavam atendimento na unidade, na tarde desta terça-feira (05).

Segundo o mastologista, Dr Lucas Araújo, durante todo o ano a mulher deve se cuidar, mas durante esse mês de outubro, voltamos a nossa atenção para falar sobre a doença das mamas e, sobretudo, o câncer de mama. “É um período de conscientização e de alerta sobre a temática”, destacou. São aproximadamente 120 atendimentos mensais a pacientes que procuram a especialidade no CAM. A paciente Eliete Oliveira, 66 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em agosto de 2020, em seu depoimento ela ressaltou a importância das mulheres realizarem o autoexame.

“Fiz o autoexame e senti que tinha algo diferente, procurei um médico e ele me passou os exames. Fui atendida no CAM e recebi o diagnóstico de câncer de mama, de imediato eu fui acolhida pelos profissionais da Unidade e a partir daí iniciei meu tratamento, agradeço a todos os médicos que tiveram um carinho muito especial por mim durante essa batalha, e graças a Deus estou aqui hoje contando minha história”, disse Eliete.

A coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher, Lidiane Borges, reafirma o compromisso em trazer para os pacientes um atendimento mais humanizado. “O Centro de Atendimento à Mulher está aqui de portas abertas para atender a todos que nos procurarem, nós temos diversas especialidades voltadas à saúde da mulher, e esse mês a atenção é para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante toda essa semana uma série de palestras e rodas de conversa estão planejadas para acontecer aqui na Unidade”, finalizou a coordenadora.

Na quinta-feira (06), haverá uma palestra com o tema: “Importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e como realizar o autoexame das mamas”; Já na sexta-feira (07), haverá uma palestra com o tema: “Se toque Mulher!”.

Dircom/PMB 05.10.2021