Censo demográfico 2020 é apresentado pelo IBGE, em Barreiras

Os dados coletados no período de agosto a outubro servirão de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Todos os detalhes sobre o Censo Demográfico 2020 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o País, foram apresentados a representantes e autoridades da sociedade de Barreiras na última sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores. Representando a Prefeitura, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho participou do evento e recebeu informações sobre o Censo, que terá três meses de coleta de dados (agosto a outubro) e prevê visitar, em Barreiras, 43.536 mil domicílios.

“É fundamental para os Municípios, compreender o funcionamento do Censo, trata-se de uma ferramenta imprescindível para que os Municípios planejem suas ações e projetos, uma vez que os dados coletados servem de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A gestão está à disposição do IBGE para auxiliar no que for preciso para que as coletas de dados se deem de forma tranquila e assertiva”, pontuou Marileide.

O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

Em Barreiras serão mais de 43 mil domicílios visitados. O município contará com dois postos de coleta 122 recenseadores, além de supervisores, coordenador censitário de subárea, agente censitário municipal e agentes censitários supervisor. Para coleta de dados o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho.