Casa do Trabalhador, em parceria com a Prefeitura de Barreiras, comemora um ano de funcionamento com inauguração da sala de informática

Em comemoração ao primeiro ano de atividade, o Instituto de Referência Social do Estado da Bahia, mais conhecido por Casa do Trabalhador de Barreiras preparou um momento especial na noite desta segunda-feira, 08, na sede do projeto idealizado pelo vereador João Felipe. Com inauguração da sala de informática e assinatura de contrato de inserção de dez jovens aprendizes no mercado de trabalho, a equipe da Casa do Trabalhador recepcionou o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, empresas parceiras, colaboradores e convidados.

Com mais de 150 encaminhamentos de contratações empregatícias e vinte cursos profissionalizantes, realizados em parceria com a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, a coordenadora do projeto Vanuzia Xavier enfatizou que todos os atendimentos, encaminhamentos e cursos são gratuitos e vem mudando a vida de muitos trabalhadores. “Diariamente recebendo dezenas de pessoas em busca de emprego, de capacitação e uma nova oportunidade profissional. Felizmente, nesse primeiro ano conseguimos colocar no mercado de trabalho mais de 150 profissionais, formamos centenas de pessoas em cursos profissionalizantes e de extensão”, disse a coordenadora.

A sala de informática foi inaugurada e entregue ao público, com oito computadores e impressoras, que estarão à disposição para cursos de informática e auxilio na impressão de currículos e documentos para os trabalhadores. Durante o evento, o chefe administrativo de obras da empresa Vividense, Natael de Matos assinou o contrato de formalização e deu as boas-vindas aos jovens aprendizes. “Somos uma empresa de energia solar e fibra ótica, e hoje recebemos de braços abertos os novos jovens aprendizes que vão atuar nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho, RH e auxiliares administrativos, com oportunidade de aprendizado dentro de nossa empresa”, disse Natael.

O prefeito Zito Barbosa destacou a importância da parceria entre a prefeitura e a entidade, através do Projeto Cidade Social, que foi implantado pelo município em 2017. “Temos pautado nossa gestão por um trabalho de amplo alcance social, tanto nas ações diretas da prefeitura, como nas parcerias. Além da Casa do Trabalhador, apoiamos mais 12 instituições que desenvolvem trabalhos de assistência social e com esses parceiros construímos no dia a dia para uma cidade melhor. Cumprimento o vereador João Felipe por ter idealizado e ser apoiador desse projeto tão importante pela sua natureza social. Estamos fazendo a nossa parte investindo forte na infraestrutura da cidade, nas ações diretas da Prefeitura com a construção de creches, escolas, postos de saúde e quadras poliesportivas e atraindo empresas que contribuirão diretamente no aumenta da oferta de postos de trabalho, e a Casa do Trabalhador cumpre esse importante papel, fazendo essa ponte tão necessária para quem precisa de um emprego”, destacou o prefeito.

A secretária de administração Gislaine Barbosa, o secretário de saúde Anderson Vian, o assessor especial, Jeová Cardoso que representou a secretária e vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, também estiveram no evento. Na ocasião, a coordenadora Vanuzia Xavier entregou certificado de agradecimento aos colaboradores e uma homenagem especial ao vereador João Felipe, que idealizou a Casa do Trabalhador e ao prefeito Zito Barbosa. “É gratificante receber o reconhecimento de cada trabalhador que se cadastra, recebe capacitação e depois é inserido no mercado de trabalho. Me sinto feliz em contribuir pelo sucesso da Casa do Trabalhador, que tem mudado a vida de muitos pais e mães de família, igualmente agradeço ao prefeito Zito Barbosa pela sensibilidade em ter abraço também essa nossa iniciativa”, disse emocionado o vereador.