Campanha Novembro Azul: dê um toque de atenção na sua saúde, ganha destaque em Barreiras

Em Barreiras todas as unidades de saúde já estão inseridas na Campanha Novembro Azul: dê um toque de atenção na sua saúde, que busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade causado pela doença de próstata e assegurar o direito universal a saúde dos homens.

A Secretaria Municipal de Saúde já realiza todos os meses em média 280 consultas com o profissional urologista e durante todo esse mês de novembro serão incrementadas 200 ultrassons de próstata, demanda livre do exame Antígeno Prostática Sensível – PSA e um aumento de 50 consultas a mais do que já ofertado.

Desde março até o mês de outubro foram realizadas 20 cirurgias de próstata, inclusive em pacientes com lesões malignos.

“Ficamos satisfeitos com a realização dessas cirurgias, além de desafogar os atendimentos encaminhados para o Estado, o Hospital Eurico Dutra dispõe de suporte para realizar as cirurgias referentes à próstata. O câncer de próstata detectado no inicio tem 97% de cura, esse é um mês que reforçamos a importância de realizar os exames necessários e incentivar os homens a cuidar da saúde”, destacou o Dr. Ramon.

Como parte da programação, além de todas as unidades de saúde realizar acolhimento aos homens, a Secretaria de Saúde de Barreiras fará uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata no dia 24, no Centro de Testagem e Acolhimento – CTA.

“O laço da campanha Novembro Azul já está em destaque em Barreiras, as consultas com o Urologista tem tido uma procura significativa para o exame do toque, esse é um momento que os profissionais de saúde se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença, romper preconceitos e conscientizar da importância do tratamento”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Marisete Bastos.