Campanha “É hora de todo mundo agir!” contra o mosquito Aedes Aegypti tem continuidade nos bairros de Barreiras

Nessa sexta-feira (06) moradores dos Bairros Morada da Lua de Cima e de Baixo foram orientados sobre as consequências da proliferação do mosquito Aedes Aegypti através do mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses. A Campanha: “É hora de todo mundo agir!”, lançada pela Prefeitura de Barreiras em fevereiro, integra o Projeto Saúde Humanizada e tem como objetivo informar a população sobre os malefícios provocados pelo mosquito, causador de doenças como dengue, zica, chikungunya e da febre amarela urbana, bem como, eliminar possíveis criadouros.

As equipes de endemias e agentes comunitários se concentraram na Trav. Rui Barbosa e seguiram pelas ruas dos bairros munidos de panfletos explicativos e embalagens para auxiliar na coleta de recipientes acumuladores de água. De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, a Campanha percorrerá todos os bairros do município, inclusive, informando aos moradores e donos de terrenos baldios sobre a aplicação da Lei n° 1.380, de 11 de junho de 2019, que prevê multa leve, média e grave para casos que persistam à irregularidade na limpeza.

“A Campanha: É hora de todo mundo agir! acontece sempre nas quintas e sextas-feiras em bairros diferentes do município. Além de orientar a população sobre os danos que podem ser causados pelo mosquito Aedes Aegypti, também retiramos possíveis criadouros com a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura. Aqui nos bairros Morada da Lua de Cima e de Baixo serão visitados mais de 2.400 residências, assim, contamos com a contribuição da sociedade nesse combate”, pontuou Dorimar.

A cabeleireira Nice, moradora da Rua Coronel Martiniano Caparosa, na Morada da Lua de Cima, recebeu a equipe do mutirão e admite que nesse período chuvoso o cuidado deve ser redobrado. “Faço sempre uma limpeza geral no meu quintal, faço de tudo para deixar limpo e sem acumuladores de água, porque acredito que se cada um fizer sua parte não teremos tantas doenças. Eu sei que a dengue mata, por isso temos que contribuir para a saúde de todos”, disse.

Na próxima quinta-feira (12) e sexta-feira(13), o mutirão terá continuidade nos bairros: Loteamento São Paulo, Residencial Boa Sorte e Ribeirão.