Campanha de vacinação contra HPV começa segunda-feira, em Barreiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de Coordenação do Programa de Imunização – Coopin – inicia na próxima segunda-feira, 10, a Campanha de Vacinação Contra o HPV (Papilomavírus Humano), destinada a adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 a 13 anos. A campanha se estende até o dia 10 de abril, neste período equipes do Programa de Vacinação percorrerão todas as escolas da rede pública e particular de Barreiras fazendo a imunização.  Também serão vacinadas adolescentes indígenas dos 09 aos 13 anos.

De acordo com a coordenadora do Coopin, Izabel dos Apóstolos, estão disponíveis 4.098 doses para Barreiras. O objetivo da vacina é reduzir a incidência de casos de câncer do colo de útero. A imunização se dá em três doses, com intervalos de seis meses da primeira para a segunda e de cinco anos da primeira para a última dose. Na primeira semana da campanha serão visitadas seis escolas da rede privada, conforme cronograma do Coopin.

tabela-hpv

Sobre o HPV: sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer. Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida. A vacina protege contra quatro tipos, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Os tipos 16 e 18, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. O ideal é que seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%.

Mais informações: Izabel dos Apóstolos 77. 3613-9841

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo