Campanha de combate às queimadas é lançada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e parceiros

Com o tema: “Queimadas! Apague essa ideia. Respeite a Vida”, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentro do Projeto Barreiras, Cidade Verde e Sustentável, firmou parceria com Ibama e o seu Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo); o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia para pôr em prática uma campanha de alerta e assim, evitar a proliferação das queimadas no Município.

“Historicamente as queimadas urbanas ocorrem, principalmente, pela queima do lixo doméstico, folhas e pela limpeza inadequada de lotes baldios. Já na área rural, a maioria das queimadas está relacionada à caça e à limpeza de áreas”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior. Ele destaca ainda que a campanha já começou, justamente porque com o fim do período chuvoso é o momento propício e de maior incidência de queimadas criminosas e também, acidentais.

Para dar visibilidade à ação e atingir um maior número de pessoas, a campanha de conscientização conta com peças publicitárias como outdoor, spots em rádios, folders, vídeo para redes sociais e também, em blogs. Uma entrega do material informativo será realizada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e Prevfogo, chamando a atenção para as formas de evitar as queimadas e suas consequências tanto para o meio ambiente, quanto para a população em geral.

“A fiscalização é realizada através de denúncias, a partir daí os fiscais vão até o local e identificam a queimada. Aplicando as penalidades previstas na legislação ambiental, a Secretaria atua a todo o momento, tanto nos casos de incêndios em lotes, ou nas matas. Esta campanha vem reforçar o trabalho realizado e se estenderá até o início do período chuvoso, vamos fazer uma entrega de material nos bairros que margeiam a Serra do Mimo, onde há muitos incêndios”, destaca a subsecretária Marisa Rodrigues Costa.

Denúncias – Em caso de queimadas em lotes, as ligações devem ser feitas para o 193 (Corpo de Bombeiros), informando o endereço completo, se há residências ou imóveis próximos à área. Ainda, denunciar à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (3612-9600), informando o endereço e, se possível, o responsável pelo início da queimada. Já em caso de queimadas em florestas e zona rural, ligar para o Inema (0800-0711400) ou à Secretaria (3612-9600).

Dircom/PMB – 21.07.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo