CAF promove orientação do uso racional de medicamentos e testes rápidos nas Farmácias Cidadãs de Barreiras

Quem compareceu para retirar medicamentos nessa semana, puderam acompanhar a ação educativa sobre o uso racional de medicamentos, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial nas Farmácias Cidadãs I e II. A proposta foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Barreiras através da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado no dia 25 de setembro.

Dentro do projeto Saúde Humanizada Integrada e Inovadora, a ação envolveu a coordenadora do CAF, a farmacêutica Erica Lacerda; o farmacêutico Clécio Ribeiro e a farmacêutica do Hospital da Mulher, Samara Belizário. Eles orientaram os usuários sobre o uso racional e seguro dos medicamentos, momento do dia para administrar as doses, quantidade, riscos da automedicação, como guardar e a adequação correta dos medicamentos.

O morador do bairro Boa Sorte, Derivaldo Ferreira dos Anjos, de 73 anos, aproveitou para fazer o teste de glicemia e tirar dúvidas sobre o melhor horário para tomar seus medicamentos. “Eu uso diariamente remédio para pressão alta e epilepsia, então tenho dúvidas se posso tomar os dois no mesmo horário ou se tomo um de manhã e outro à tarde. Depois da conversa com o farmacêutico, agora já sei como usar melhor a medicação”, disse.

Durante as explicações, os usuários da Caneta de Insulina NPH e Regular receberam uma cartilha, que aborda a adoção de cuidados para o tratamento, estrutura da caneta e como aplicar a insulina.

“Além de comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico nas duas Farmácias Cidadãs, aproveitamos para orientar os usuários do SUS sobre o uso racional dos medicamentos, e explicar sobre a Caneta de Insulina para os que iniciaram o tratamento, ou até mesmo já fazem uso regular. É essencial saber administrar as doses, obedecer aos horários e principalmente não se automedicar”, destacou o farmacêutico Clécio Ribeiro.

Dircom/PMB- 30.09.2022