Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 608, de 16 de outubro de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 81 (oitenta e um) resultados, sendo que 76 (setenta e seis) testaram negativos e 05 (cinco) testaram positivos. Os 76 (setenta e seis) casos que testaram negativos trata-se de 40 (quarenta) pessoas do sexo feminino com idades entre 06 e 69 anos, e 36 (trinta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 meses e 62 anos.

Já os 05 (cinco) casos que testaram positivos, trata-se de 01 (uma) pessoas do sexo feminino, com idade de 34 anos, sintomática. E 04 (quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 16 e 75 anos. Destes, 02 (dois) foram sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 01 (um) preencheu requisitos para a coleta.

Dos 05 (cinco) casos que testaram positivos 04 (quatro) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 24 (vinte quatro) dos 76 (setenta e seis) casos que testaram negativos, totalizando 28 (vinte e oito), que não foram diminuídos dos 58 (cinquenta e oito) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 20.042 (vinte mil e quarenta e dois) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.701 (dezenove mil e setecentos e um) estão recuperados, 17 (dezessete) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 04 (quatro).

Barreiras contabiliza 51.630 (cinquenta mil seiscentos e trinta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 30.470 (trinta mil quatrocentos e setenta) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 16 de outubro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde