Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 487, de 16 de junho de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 61 (sessenta e uma) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 29 (vinte e nove) pessoas do sexo feminino com idade entre 07 e 61 anos. E 32 (trinta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 71 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 193 (cento e noventa e três) resultados, sendo que 93 (noventa e três) testaram negativos e 100 (cem) testaram positivos. Os 93 (noventa e três) casos que testaram negativos trata-se de 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo feminino com idade entre 07 e 69 anos. E 40 (quarenta) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 73 anos.

Já os 100 (cem) casos que testaram positivos, trata-se de 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 11 meses e 74 anos. Destas, 45 (quarenta e cinco) foram sintomáticas, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado e 04 (quatro) preencheram requisitos para coleta. E 47 (quarenta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades 01 e 58 anos. Destes, 41 (quarenta e um) foram sintomáticas, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta.

Dos 100 (cem) casos positivos, 79 (setenta e nove) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 70 (setenta) dos 93 (noventa e três) que testaram negativos, totalizando 149 (cento e quarenta e nove) que não foram diminuídos dos 108 (cento e oito) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 17.020 (dezessete mil e vinte) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 16.190 (dezesseis mil cento e noventa) estão recuperados, 533 (quinhentos e trinta e três) estão em isolamento domiciliar, 21 (vinte e um) pacientes estão internados e o município registra 276 (duzentos e setenta e seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 125 (cento e vinte e cinco).

Barreiras contabiliza hoje 43.061 (quarenta e três mil e sessenta e um)  casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 24.855 (vinte e quatro mil oitocentos e cinquenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 16 de junho de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde