Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 47, de 07 de junho de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 101 (cento e um) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 13 e 70 anos. E 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 08 e 81 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 290 (duzentos e noventa) resultados, sendo que 140 (cento e quarenta) testaram negativos e 150 (cento e cinquenta) testaram positivos. Os 140 (cento e quarenta) que testaram negativos trata-se de 72 (setenta e duas) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 e 73 anos. E 68 (sessenta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 82 anos.

Já os 150 (cento e cinquenta) casos que testaram positivos, trata-se de 80 (oitenta) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 meses e 82 anos. Destas, 61(sessenta e uma) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 16 (dezesseis) preencheram requisitos para coleta. E 70 (setenta) pessoas do sexo masculino, com idades de 02 e 83 anos. Destes, 60 (sessenta) foram sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

Dos 150 (cento e cinquenta) casos positivos, 127 (cento e vinte e sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 130 (cento e trinta) dos 140 (cento e quarenta) que testaram negativos, totalizando 257 (duzentos e cinquenta e sete) que não foram diminuídos 53 (cinquenta e três) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 16.135 (dezesseis mil cento e trinta e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 15.031 (quinze mil e trinta e um) estão recuperados, 820 (oitocentos e vinte) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) pacientes estão internados e o município registra 258 (duzentos e cinquenta e oito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 121 (cento e vinte e um).

Barreiras contabiliza hoje 41.237 (quarenta e um mil duzentos e trinta e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 23.924 (vinte e três mil novecentos e vinte e quatro) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 07 de junho de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde