Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 400, de 21 de março de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 10 (dez) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 04 (quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 19 e 63 anos. E 06 (seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 04 e 78 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 58 (cinquenta e oito) resultados, sendo que 30 (trinta) testaram negativos e 28 (vinte e oito) testaram positivos. Os 30 (trinta) casos que testaram negativos trata-se de 17 (dezessete) pessoas do sexo feminino com idades entre 09 e 73 anos. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 11 e 53 anos.

Já os 28 (vinte e oito) casos que testaram positivos, trata-se de 14 (quatorze) pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 78 anos. Destas, 10 (dez) são sintomáticas, 02 (duas) tiveram contato com caso confirmado e 02 (duas) preencheram requisitos para coleta. E 14 (quatorze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 12 e 84 anos. Destes, 12 (doze) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 01 (um) preencheu requisito para coleta.

Dos 28 (vinte e oito) casos positivos, 20 (vinte) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 22 (vinte e dois) dos 30 (trinta) que testaram negativo, totalizando 42 (quarenta e dois) que não foram diminuídos dos 78 (setenta e oito) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 10.103 (dez mil cento e três) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 9.728 (nove mil setecentos e vinte e oito) estão recuperados, 230 (duzentos e trinta) estão em isolamento domiciliar, 27 (vinte e sete) pacientes estão internados e o município registra 118 (cento e dezoito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 72 (setenta e dois).

Barreiras contabiliza hoje 28.129 (vinte e oito mil cento e vinte e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 16.875 (dezesseis mil oitocentos e setenta cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 21 de março de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde