Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 385, de 06 de março de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 30 (trinta) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 09 e 69 anos. E 21 (vinte e um) pessoas do sexo masculino com idades entre 21 e 63 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 45 (quarenta e cinco) resultados, sendo que 41 (quarenta e um) testaram negativos e 04 (quatro) testaram positivos. Os 41 (quarenta e um) casos que testaram negativos trata-se de 25 (vinte e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 18 e 73 anos. E 16 (dezesseis) pessoas do sexo masculino com idades entre 21 e 61 anos.

Já os 04 (quatro) casos que testaram positivos, trata-se de 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 50 e 92 anos. As 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 01 (uma) pessoa do sexo masculino, com idade de 48 anos, sendo sintomático.

Dos 04 (quatro) casos positivos, 03 (três) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 37 (trinta e sete) dos 41 (quarenta e um) que testaram negativo, totalizando 40 (quarenta) que não foram diminuídos dos 41 (quarenta e um) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 9.679 (nove mil seiscentos e setenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 9.402 (nove mil quatrocentos e dois) estão recuperados, 156 (cento e cinquenta e seis) estão em isolamento domiciliar, 10 (dez) pacientes estão internados e o município registra 111 (cento e onze) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 66 (sessenta e três).

Barreiras contabiliza hoje 26.819 (vinte e seis mil oitocentos e dezenove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 15.999 (quinze mil novecentos e noventa e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa que até essa sexta-feira (05), além dos pacientes da macrorregião Oeste, o Hospital do Oeste – HO havia recebido 02 (dois) pacientes de Brumado, 01 (um) de Sebastião Laranjeiras, 01 (um) de Guanambi, 01 (um) de Livramento de Nossa Senhora, 01 (um) de Igaporã, 01 (um) de Macaúbas e 01 (um) de Riacho de Santana. Totalizando 08 (oito) pacientes de fora da região. Hoje o HO não atualizou relação de pacientes com origem fora da Macrorregião Oeste.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 06 de março de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde