Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 382, de 03 de março de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 31 (trinta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 13 (treze) pessoas do sexo feminino com idades entre 17 e 59 anos. E 18 (dezoito) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 70 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 87 (oitenta e sete) resultados, sendo que 58 (cinquenta e oito) testaram negativos e 29 (vinte e nove) testaram positivos. Os 58 (cinquenta e oito) casos que testaram negativos trata-se de 26 (vinte e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 12 e 87 anos. E 32 (trinta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 17 e 84 anos.

Já os 29 (vinte e nove) casos que testaram positivos, trata-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 17 e 68 anos. Destas, 16 (dezesseis) são sintomáticas, e 02 (duas) preencheram requisitos para coleta. E 11 (onze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 67 anos. Destes, 06 (seis) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 04 (quatro) preencheram requisito para coleta.

Dos 29 (vinte e nove) casos positivos, 22 (vinte e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 42 (quarenta e dois) dos 58 (cinquenta e oito) que testaram negativo, totalizando 64 (sessenta e quatro) que não foram diminuídos dos 55 (cinquenta e cinco) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 9.618 (nove mil seiscentos e dezoito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 9.337 (nove mil trezentos e trinta e sete) estão recuperados, 165 (cento e sessenta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 05 (cinco) pacientes estão internados e o município registra 111 (cento e onze) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 63 (sessenta e três).

Barreiras contabiliza hoje 26.626 (vinte e seis mil seiscentos e vinte e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 15.870 (quinze mil oitocentos e setenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa que atualmente além dos pacientes da macrorregião Oeste, o Hospital do Oeste – HO recebeu 02 (dois) pacientes de Brumado, 01 (um) de Sebastião Laranjeiras, 01 (um) de Guanambi, 01 (um) de Livramento de Nossa Senhora, 01 (um) de Igaporã e 01 (um) de Macaúbas. Totalizando 07 (sete) pacientes de fora da região.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 03 de março de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde