Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 368, de 16 de fevereiro de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 29 (vinte e nove) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 16 (dezesseis) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 80 anos. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 66 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 98 (noventa e oito) resultados, sendo que 64 (sessenta e quatro) testaram negativos e 34 (trinta e quatro) testaram positivos. Os 64 (sessenta e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 31 (trinta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 18 e 89 anos. E 33 (trinta e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 60 anos.

Já os 34 (trinta e quatro) casos que testaram positivos, trata-se de 22 (vinte e duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 84 anos. Destas, 13 (treze) são sintomáticas, 02 (duas) tiveram contato direto com caso confirmado, e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.  E 12 (doze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 76 anos. Destes, 11 (onze) são sintomáticas, e 01 (um) teve contato com casos confirmados.

Dos 34 (trinta e quatro) casos positivos, 23 (vinte e três) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 24 (vinte e quatro) dos 64 (sessenta e quatro) que testaram negativo, totalizando 47 (quarenta e sete) que não foram diminuídos dos 61 (sessenta e um) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 9.346 (nove mil trezentos e quarenta e seis) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 9.072 (nove mil e setenta e dois) estão recuperados, 158 (cento e cinquenta e oito) estão em isolamento domiciliar, 07 (sete) pacientes estão internados e o município registra 109 (cento e nove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 39 (trinta e nove).

Barreiras contabiliza hoje 25.656 (vinte e cinco mil seiscentos e cinquenta e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 15.199 (quinze mil cento e noventa e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 16 de fevereiro de 2021

Melchisedec Alves das Neves