Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 178 de 08 de agosto de 2020

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 53 (cinquenta e três) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 23 (vinte e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 68 anos e 30 (trinta) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 79 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 73 (setenta e três) resultados, sendo que 30 (trinta) testaram negativo e 43 (quarenta e três) testaram positivo. Os 30 (trinta) casos que testaram negativo trata-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino com idades entre 14 e 78 anos e 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 85 anos.

Já os 43 (quarenta e três) casos que testaram positivo, trata-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 1 ano e 4 meses e 92 anos. Destas, 07 (sete) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 13 (treze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 02 (duas) profissionais de saúde e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. E 19 (dezenove) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 91 anos. Destes, 12 (doze) são sintomáticos, 05 (cinco) tiveram contato com casos confirmados e 02 (dois) preencheram os requisitos para coleta. Dos 43 (quarenta e três) casos positivos, 27 (vinte e sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 22 (vinte e dois) dos 30 (trinta) que testaram negativo, totalizando 49 (quarenta e nove) que não foram diminuídos dos 446 (quatrocentos e quarenta e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2.168 (dois mil cento e sessenta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 933 (novecentos e trinta e três) estão recuperados, 1.179 (um dia mil cento e setenta e nove) estão em isolamento domiciliar, 16 (dezesseis) estão internados e o município registra 40 (quarenta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 475 (quatrocentos e setenta e cinco).

Barreiras contabiliza hoje 7.496 (sete mil quatrocentos e noventa e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 2.321 (dois mil trezentos e vinte e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 08 de agosto de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde