Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 176 de 06 de agosto de 2020

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 71 (setenta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 34 (trinta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 03 e 85 anos e 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 91 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 153 (cento e cinquenta e três) resultados, sendo que 44 (quarenta e quatro) testaram negativo e 109 (cento e nove) testaram positivo. Os 44 (quarenta e quatro) casos que testaram negativo trata-se de 22 (vinte e duas) pessoas do sexo feminino com idades entre 21 e 70 anos 22 (vinte e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 04 e 71 anos.

Já os 109 (cento e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 64 (sessenta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 20 e 70 anos. Destas, 43 (quarenta e três) são sintomáticas, sendo 06 (seis) profissionais de saúde, 12 (doze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 04 (quatro) profissionais de saúde e 08 (oito) preencheram os requisitos para coleta, sendo 02 (duas) profissionais de saúde. E 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 81 anos. Destes, 34 (trinta e quatro) são sintomáticos, sendo 03 (três) profissionais de saúde e 03 (três) tiveram contato com casos confirmados e 08 (oito) preencheram os requisitos para coleta, sendo 03 (três) profissionais de saúde. Dos 109 (cento e nove) casos positivos, 66 (sessenta e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 35 (trinta e cinco) dos 44 (quarenta e quatro) que testaram negativo, totalizando 101 (cento e um) que não foram diminuídos dos 423 (quatrocentos e vinte e três) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2002 (dois mil e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 933 (novecentos e trinta e três) estão recuperados, 1.012 (mil e doze) estão em isolamento domiciliar, 22 (vinte e dois) estão internados e o município registra 35 (trinta e cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 443 (quatrocentos e quarenta e três).

Barreiras contabiliza hoje 7.319 (sete mil trezentos e dezenove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 2.120 (dois mil cento e vinte) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 06 de agosto de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu

Secretário Municipal de Saúde