Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 167 de 28 de julho de 2020

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 75 (setenta e cinco) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 10 e 83 anos e 34 (trinta e quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 83 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 85 (oitenta e cinco) resultados, sendo que 11 (onze) testaram negativo e 74 (setenta e quatro) testaram positivo. Os 11 (onze) casos que testaram negativo trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 50 anos e 03 (três) pessoas do sexo masculino com idades entre 23 e 84 anos.

Já os 74 (setenta e quatro) casos que testaram positivo, trata-se de 43 (quarenta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 19 e 83 anos. Destas, 35 (trinta e cinco) são sintomáticas, sendo 12 (doze) profissionais de saúde, 07 (sete) tiveram contato com casos confirmados e 01 (uma) preencheu os requisitos para coleta. E 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 07 e 76 anos. Destes, 20 (vinte) são sintomáticos, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 10 (dez) tiveram contato com casos confirmados e 01 (um) preencheu os requisitos para coleta. Dos 74 (setenta e quatro) casos positivos, 60 (sessenta) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 289 (duzentos e oitenta e nove) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.411 (um mil quatrocentos e onze) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 735 (setecentos e trinta e cinco) estão recuperados, 633 (seiscentos e trinta e três) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) estão internados e o município registra 19 (dezenove) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 339 (trezentos e trinta e nove).
Barreiras contabiliza hoje 6.407 (seis mil quatrocentos e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.581 (mil quinhentos e oitenta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 28 de julho de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde