Barreiras: Trabalho intenso da Força-Tarefa de Fiscalização dispersa aglomerações e interdita estabelecimentos por descumprimento dos decretos de prevenção ao Coronavírus

Apesar das recomendações dos Decretos Municipal e Estadual para conter o avanço da Covid-19, a Força-Tarefa de Fiscalização de Barreiras registrou aglomerações, movimento nas ruas e estabelecimentos que não estavam cumprindo o distanciamento social durante a operação no fim de semana na cidade. Na sexta-feira (30), sábado (01) e domingo (02), seis equipes de fiscalização articuladas entre a Prefeitura de Barreiras e o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) foram para as ruas com 15 viaturas e mais de cem profissionais entre fiscais da Vigilância Sanitária, Fiscais de Poluição Sonora da Secretaria de Meio Ambiente, Cootrans, Guardas Civis Municipais, servidores da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, policiais militares da 83ª CIPM, 84ª CIPM, Rondesp e Polícia Rodoviária Estadual.

As fiscalizações foram intensivas durante os três dias, mobilizando todos os efetivos durante 24 horas com blitz, abordagens, apuração de denúncias e atuação para dispersar pessoas em vias públicas. Somente na sexta-feira, as equipes atenderam mais de 20 denúncias pelo telefone da GCM, Disque Denúncia Covid-19 e grupos de Whatsapp da Polícia Militar, e em poucas horas, foram encerradas três comemorações no bairro Morada da Lua, dois eventos no bairro Jardim Vitória, Vila Nova, bairro Santo Antônio e festa em chácara próxima ao Clube da Cotia. Já no sábado e domingo, a fiscalização integrada mobilizou as seis equipes para atendimento de mais de 60 denúncias via telefone, que além das rondas por bares, distribuidoras de bebidas, festas clandestinas, fizeram apreensão de sonorização veicular.

“Este fim de semana trabalhamos integrados e conseguimos excelentes resultados, e, além disso, contamos com a colaboração de muitos moradores, que obedeceram ao toque de recolher. É claro, que ainda temos resistências, aqueles que insistem em fazer aglomerações, mas estamos fiscalizando e agindo dentro da legalidade”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires.

As abordagens ocorreram em vários bairros de Barreiras, e o trabalho está sendo reforçado depois do endurecimento das medidas devido à piora do quadro epidemiológico no município. “Contamos com a colaboração de cada um, a maior parte está em suas casas se protegendo e respeitando a saúde de toda a população. Há um número pequeno de pessoas, se comparado com a população em geral, que ainda resiste às medidas e impedem que alcancemos os 100% de prevenção, mas estamos atentos às denúncias, e continuaremos com a fiscalização coibindo essas ações de descumprimento dos decretos”, destacou o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio.

De acordo com o secretário Júnior Sampaio, as fiscalizações no comércio ocorrem durante a semana, e as integradas do fim de semana ocorrem até a data de vigência dos decretos.