Barreiras tem mais uma nascente recuperada

A comunidade de Barrocas, a 20 km da sede de Barreiras, foi palco de uma nova ação do Projeto de Recuperação de Nascentes, resultado da parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, agricultores, através da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O projeto conta ainda com a participação dos moradores das comunidades envolvidas, e, agora também o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC). O vereador Otoniel Teixeira acompanhou a ação participando de todas as atividades.

Durante a quinta-feira (9) e a sexta-feira (10), as equipes da Secretaria e parceiros estiveram na Barrocas realizando o isolamento da nascente com cercamento de aproximadamente 10.000m² de área com utilização de madeira de reflorestamento tratada, abertura de aceiros, que são o desbaste de vegetação em torno da nascente para evitar incêndios florestais, bem como, a prática de educação ambiental.

“Esse projeto tem como objetivo proteger e recuperar nascentes, aumentar a produção de água e diminuir os impactos nas épocas de secas prolongadas. O resultado esperado é a contribuição na conservação dos recursos hídricos, com a garantia de água em quantidade e qualidade para o abastecimento dos rios e da população”, explica o secretário de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior.

O Programa de Recuperação de Nascentes integra o programa macro, Barreiras Cidade Verde e Sustentável, da Prefeitura de Barreiras que prevê o desenvolvimento de ações de preservação, conservação e recuperação ambiental por meio de iniciativas voltadas a qualidade de vida, bem estar e conforto da população. O trabalho é ininterrupto e de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, ainda neste mês de maio, estão previstas as recuperações de outras duas nascentes no Município.

Para o engenheiro agrônomo da secretaria, Henrique Aragão, que acompanha o trabalho desenvolvido pelas equipes, a ação traz tanto benefícios ambientais, quanto econômicos. “A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativa e qualitativamente, beneficiando diretamente os proprietários de imóveis rurais ao terem nascentes em sua propriedade recuperadas sem nenhum custo.”