Barreiras: Situação se normaliza no Bairro Morada da Lua de Baixo e Prefeito Zito Barbosa vistoria comunidades e pontes na zona rural

Após acompanhar os trabalhos de apoio às famílias, tranquilizar os moradores do Bairro Morada da Lua de Baixo, que tiveram suas casas invadidas pelas águas que transbordaram do Córrego Ribeirão, e ofertar os serviços municipais de apoio e abrigamento neste domingo (26), o prefeito Zito Barbosa acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demosthenes Junior, percorreu a zona rural de Barreiras para averiguar a situação das comunidades, onde foi constatada que a microbacia hidrográfica do Rio Ribeirão Boa Sorte, localizado na comunidade do Bezerro, recebeu um grande volume de água devido às fortes chuvas e transbordou, gerando uma reação em cadeia e consequentemente provocou o excesso de água no Córrego  Ribeirão, que também transbordou atingindo algumas ruas do bairro.

Na zona rural, o prefeito ainda avaliou a situação das pontes que dão acesso às comunidades Canabrava, Boqueirão do Justino, Boqueirão do Rodrigues, Bezerro, Mantiqueira, Barra da Água Vermelha e Bom Jesus que fazem parte da microbacia do Rio Ribeirão Boa Sorte. A Prefeitura de Barreiras segue com o acolhimento das famílias que no momento precisam de amparo e cuidado no Colégio Municipal Padre Vieira, no Albergue São José e na AMOB.

“Nosso município, assim como todo Estado da Bahia, tem recebido muita chuva que se concentraram com mais intensidade no último final de semana. Estamos com nossas equipes mobilizadas, seja no resgate de famílias em situação de alagamento, como também no amparo em locais seguros, atuando com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais, assim como realizando o cadastramento das famílias através das equipes da Assistência Social. Estamos percorrendo todo município, inclusive na zona rural, com esse objetivo de auxiliar e ajudar as pessoas que venham passar por alguma dificuldade por consequência das chuvas”, destacou Zito Barbosa.

Com o retorno das águas ao leito natural do córrego ainda na noite de domingo, nessa segunda-feira (27), a situação nas ruas Iazinha Pamplona, Ciro Pedrosa, José Antônio do Carmo e início da Barão de Cotegipe, no bairro Morada da Lua de Baixo, voltou a normalidade. O vice-prefeito Emerson Cardoso, juntamente os secretários de Infraestrutura João Sá Teles, de Meio Ambiente Demosthenes Junior e o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, vistoriaram a localidade para avaliar as consequências provocadas pelo alagamento.

Dircom/PMB – 27.12.2021

  • Compartilhe: