Barreiras sedia prova de ciclismo olímpico na modalidade Mountain Bike XCO

O domingo (7), foi de muita emoção e desafios para os atletas que participaram da 2ª edição da Cotton Bike, evento ranqueado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio da Prefeitura de Barreiras. A prova contou com a participação de 200 atletas da região Oeste da Bahia e de estados como Tocantins, Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal. Entre subidas e descidas, em um circuito desafiador 4,2 quilômetros, encravado em uma serra localizada no Haras do Dely, zona rural da cidade, os atletas garantiram um grande espetáculo para as milhares de pessoas que foram conferir a prova.

A abertura ficou por conta da criançada que teve um circuito especial e disputou a prova em duas categorias: Kids 1 e 2, arrancando aplausos entre os presentes. Logo depois, foi a vez das três largadas principais, divididas em 15 categorias, 12 oficiais, ranqueadas pela CBC e três, não oficiais. Na categoria Elite, que contou com atletas profissionais com larga experiência na modalidade XCO. Paula Galan, atual campeã baiana, repetiu o feito do ano passado e venceu a prova com facilidade. “Um evento super elaborado, planejado e organizado que não deixou nada a desejar. Feito para os atletas e para o público, especialmente para as crianças. Foram 3 voltas no circuito, com subidas duras e descidas que exigiram técnicas devido as pedras, onde o clima seco dificultou ainda mais, mas, graças a Deus saí com a vitória”, disse a campeã.

No masculino, o grande vencedor foi Ney Bispo, do município de Mucugê na Chapada Diamantina. Ele completou as cinco voltas em 1h15min. “Consegui administrar muito bem as voltas e já na terceira assumi e finalizei como líder”, comemorou, ele que lidera o Campeonato Baiano de Cross Country (XCO) e em 2017 foi o Campeão Brasileiro na categoria.

O prefeito Zito Barbosa, acompanhado pela primeira dama, Marisete Bastos, assistiu as provas ao lado do presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato. “Vim trazer o meu abraço a Júlio e toda equipe, que tão bem organizaram este evento, e que fizemos questão de apoiar, certamente no próximo ano, estaremos ainda mais presentes, garantindo todo o nosso apoio ao esporte de Barreiras. Um evento deste porte tem total condição de se tornar nacional, e nossa cidade estará preparada para isso, o esporte também é uma das prioridades em nossa administração”, disse o gestor.

Uma estrutura completa foi montada para atender atletas e o público, com opções para crianças e adultos, com alimentação, bebida, música e muita diversão. “Pensamos em um evento para toda a família, em que as pessoas possam sentir a integração entre agricultura e o esporte. Nossos agricultores se superam a cada ano, e agora, estão colhendo uma super safra de algodão, estão em primeiro lugar no pódio. Aqui, os atletas também dão o seu melhor e mostram que superação é vencer esse percurso desafiador”, disse Júlio Busato.

A Cotton Bike 2019 distribuiu 15 mil reais em premiação, entre medalhas, troféus e quantias em dinheiro. No ano passado, na sua primeira edição, foi eleito como o terceiro evento mais organizado no Estado da Bahia. A arbitragem ficou por conta de Denildo Gomes, credenciado pela CBC e que saiu com uma boa impressão do evento. “A Cotton Bike teve uma organização de excelência e deixa claro que possui todos os quesitos para sediar uma etapa nacional na categoria XCO”, declarou.