Barreiras sedia Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fetipa

Com o objetivo de apresentar o que Barreiras tem realizado no combate ao trabalho infantil, bem como, conhecer das práticas realizadas pelos municípios vizinhos que integram a macrorregião Oeste do estado, Barreiras sediou na tarde desta sexta-feira (29), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, em parceria com a Secretaria Municial de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Composto por instituições estatais/não-estatais, públicos/privados, empenhados com a temática e visando o fortalecimento das ações de Combate ao Trabalho Infantil no estado, o evento foi realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença da secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Janaina Oliveira; da coordenadora Regional do Samu, Juana Jamile; da técnica em Saúde do Trabalhador da Divast/Cesat e membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto; demais técnicos, gestores, coordenadores e representantes interinstitucionais.

“Estamos realizando encontros macrorregionais com a temática do enfrentamento contra o trabalho infantil. Através do diálogo e da sensibilização da rede de apoio, buscamos estratégias de enfrentamento para fazer um planejamento integrado, e principalmente, destacar a importância da notificação, pois para realizar esse trabalho, primeiro precisamos conhecer a realidade de cada município. Então, esse momento de diálogo e troca de experiências é valioso para esse processo de construção”, destacou a membro do colegiado Fetipa, Gildete Britto.

A macrorregião Oeste tem Barreiras como sede e é composta também pelos municípios de Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Barreiras destacou a importância desse fórum nas 09 macrorregionais e ressaltou que o momento é de fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil. “Os encontros foram pensados como forma de mobilização e fortalecimento das ações de combate ao Trabalho Infantil e temos a oportunidade de planejar ações que contemplem a temática e adotar normas e ações sólidas de combate ao problema e, por meio delas, desenvolver políticas para proteção das crianças”, destacou, Janaina Oliveira.

Ao final do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) foi realizado a entrega do certificado de participação no evento.

Dircom/PMB 29.07.2022