Barreiras sedia etapa regional da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

b1

Aberta na manhã de ontem, 15, a Etapa Macro Regional da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Bahia, segue hoje, durante todo o dia, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras. Durante os dois dias de trabalho representantes de 35 municípios que compõem a macro região Oeste discutem e elaboram propostas para serem levadas à etapa estadual. Participam ainda entidades de classe, associações e sociedade civil.

“A Conferência nos propicia uma discussão para melhores condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da Bahia. É a oportunidade de aprofundarmos as questões relacionadas à saúde, de forma democrática e participativa”, diz a coordenadora da 25ª Dires, Maria Raquel Aurora.

b2

De acordo com a diretora da Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador na Bahia, Letícia Nobre, o evento é a base para construção e efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, aprovada na forma de Portaria Federal em 23 de agosto de 2012. “Esta portaria é o primeiro documento na área aprovado e publicado pelo Ministério da Saúde, 24 anos após a criação do Sistema Único de Saúde – SUS – é um marco importantíssimo para o avanço das questões relacionadas à saúde os trabalhadores em todo o País”, afirma.

A secretária de Saúde de Barreiras, Regina Figueiredo acompanhou a abertura da conferência acolhendo os participantes e desejando êxito nas discussões realizadas. “Espero que o resultado possa ser aplicado e não retrocedido. Que de fato sejam construídas propostas sérias que façam valer os direitos dos trabalhadores, garantidos por lei”.

b3

A programação prevê para hoje, 16, atividades em grupo para discussão e aprovação de propostas, eleição de delegados e encerramento. Os delegados eleitos representarão o Oeste na etapa estadual, em Salvador, levando e defendendo as propostas elaboradas e, posteriormente, seguem para a última fase, a Conferência Nacional, em Brasília.