Barreiras sedia encontro da Câmara Técnica de Mulheres da Bacia do Rio Grande

Na manhã desta segunda-feira, (25), a vice-prefeita Karlúcia Macêdo e representantes da administração pública dos 14 municípios que compreendem a Bacia do Rio Grande, se reuniram na UMOB, para tratar sobre estratégias de enfrentamento as violências sofridas pelas mulheres e a criação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher-CMDM.

O encontro foi promovido pela Câmara Técnica do Comitê de Mulheres do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER) e Território de Identidade da Bacia do Rio Grande (TIBRG), coordenado por docentes da UFOB. As tratativas apresentaram mapa da violência e feminicídio, levantamento dos CMDM que estão em funcionamento, munícipios que devem agilizar a criação do conselho municipal e as medidas emergenciais para acompanhamento integrado das vítimas, proporcionando assim, mais qualidade e segurança as mulheres.

Segundo a vice-prefeita Karlúcia, a atuação da Câmara Técnica de Mulheres e a efetivação dos CMDM são fundamentais no combate a violência contra a mulher.

“A reunião reforça o compromisso de cada município com a Câmara Técnica, de modo que atuem por meio de ações de políticas públicas para a sociedade em geral e no enfrentamento à violência contra as mulheres. Infelizmente temos um quadro alarmante de ocorrências policiais de violência doméstica, sexual e ameaça contra as mulheres, e temos que unir esforços para mudarmos essa situação”, afirmou a vice-prefeita.