Barreiras: Secretaria promove reordenamento no sistema de saúde para ampliar oferta de atendimento à pacientes com sintomas gripais

Assim como algumas cidades da Bahia, o município de Barreiras também tem registrado um grande número de pacientes com sintomas gripais após as comemorações natalinas, o que tem elevado cerca de 90% a procura por atendimento médico. Pensando em melhor atender a população durante esse surto, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou para as equipes médicas das Unidades de Saúde Básicas e da Família, nesta quinta-feira (6), as orientações para o atendimento de pacientes com síndrome gripal.

Conforme o novo reordenamento apresentado pelo secretário Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues, já na próxima semana, as 47 unidades de saúde que atendem na cidade e na zona rural, assim como o Centro de Triagem Covid-19, localizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, irão atender exclusivamente pela manhã, das 07h30min às 11h30min, os pacientes com sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor de garganta, rinite, tosse ou coriza.

Já no período vespertino, das 13h30min às 17h30min, as unidades estarão voltadas para os agendamentos de consultas médicas, pediátrica, odontológica e pré-natal.  A Secretaria de Saúde também já ampliou para o atendimento noturno, até às 22h, na Unidade Básica Jardim Ouro Branco e Unidade de Saúde Emilly Raquel.

Pacientes com sintomas graves como: desconforto respiratório ou falta de ar, dificuldades para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados, devem procurar atendimento no Pronto Atendimento Coronavírus no Hospital Municipal Eurico Dutra, inclusive aos finais de semana. Conforme o secretário municipal de saúde, o objetivo é ampliar a rede de atendimento neste momento em que todo Estado enfrenta o surto de casos de sintomas gripais.

“Estamos passando por um momento muito delicado em todo Estado da Bahia, nas últimas duas semanas tem aumentado consideravelmente os casos de pacientes com sintomas gripais, o que consequentemente aumentou a busca por atendimento médico. Esse novo reordenamento tem a meta de atender pela manhã pacientes com sintomas leves nas Unidades de Saúde mais próximo de suas residências, e pela tarde, essas unidades seguem com o atendimento agendado e de rotina. Os casos graves continuam sendo atendidos no Pronto Atendimento Coronavírus do Hospital Municipal Eurico Dutra. Lembramos que a manutenção das medidas sanitárias adotadas para a prevenção da Covid-19, como distanciamento, uso contínuo de máscaras e higienização das mãos, também são eficazes para proteger contra a gripe”, destacou Melchisedec Neves.

Dircom/PMB – 06.01.2022