Barreiras: Secretaria de Saúde orienta população sobre atendimento de pessoas com sintomas gripais

Desde o início deste mês várias pessoas têm apresentado sintomas gripais, dessa maneira, a Secretaria de Saúde Barreiras orienta às pessoas a buscarem atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Triagem Covid-19, instalado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. O equipamento público entregue pela Prefeitura para atender casos suspeitos de Covid, também é referência no atendimento de pessoas com sintomas gripais.

Conforme a coordenação da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24hs Clarice Borges, localizado no bairro São Miguel, esse procedimento de avaliação gripal não é realizado na UPA, o que pode provocar superlotação, interferindo na rotina de atendimento de urgência e emergência, que é o foco da Unidade.

“Pacientes com sintomas de gripe e cefaléia têm buscado rotineiramente atendimento na UPA, o que está provocando uma acentuada demanda na Unidade que tem equipes voltadas para os casos de urgências e emergências. Pedimos a todos os pacientes que estiverem com os sintomas de febre, dores no corpo e de garganta, além de coriza, procurar a unidade de referência em sintomas gripais, o Centro de Triagem Covid-19, ou a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, ou ainda o Pronto de Atendimento Coronavírus no Eurico Hospital Municipal Dutra”, explica a diretora administrativa, Keite Arcanjo.

A ordem de atendimento na UPA é definida, conforme os dados colhidos na triagem e o quadro de saúde do indivíduo. A unidade é diretamente ligada às ocorrências do SAMU e do Corpo de Bombeiros e realiza atendimentos de urgência e emergência como: acidentes automobilísticos, ferimento por arma de fogo ou branca, fraturas, pressão e febre alta, cortes, infarto, derrame, falta de ar intenso (dispneia), queimadura, quedas, afogamento, picada ou mordida de animais venenosos, entre outros.

Dircom/PMB – 14.12.2021