Barreiras: Secretaria de Saúde diminui a realização de cirurgias eletivas agendadas em decorrência do aumento nos casos da Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, reduzirá a realização de cirurgias eletivas em decorrência da mudança no quadro epidemiológico do Município. O aumento nos casos positivos da Covid-19 em todo estado com reflexos também na região Oeste tem deixado as autoridades de saúde em alerta e, isso interfere também em outras ações de saúde como é o caso da realização das cirurgias eletivas.

De acordo com a coordenadora da Central Integrada de Regulação – CIR, Josélia Nunes, a elevação no número de casos da Covid, que atingem também profissionais de saúde, impacta na realização dos procedimentos. “Hoje estamos com um número elevado de casos positivos da Covid-19, sem contar que muitos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pacientes também vêm testando positivo. Outro fator que interfere na realização das cirurgias é a dificuldade da indústria em abastecer as unidades de saúde com insumos hospitalares” esclarece a coordenadora.

A medida adotada pela Secretaria de Saúde deve durar até a estabilização dos casos da Covid-19, período em que as autoridades de saúde do município irão avaliar o quadro epidemiológico para decidir pela manutenção da suspensão ou retorno das cirurgias eletivas no município.

Dircom/PMB – 24.01.2022.