Barreiras: Secretaria de Educação realiza Encontro Orientador com Motoristas e Monitores do Transporte Escolar Municipal

Na tarde desta quinta-feira (3), a equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, reuniu em um encontro orientador os motoristas e monitores que atuam no transporte escolar de Barreiras. Além das boas-vindas aos 121 profissionais que atuam exclusivamente com o transporte escolar municipal, também foi apresentado o Regulamento do Transporte Escolar publicado no Diário Oficial, através do Decreto nº19 de 31 de janeiro de 2021, que tem como base as legislações federal, estadual e municipal.

O encontro que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; da subsecretária de Educação, Cátia Alencar; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio e o subsecretário Cristiano Rans; subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; além do coordenador do setor de transporte escolar, Vonaldo Ribeiro; subcoordenadora Patrícia da Silva; assistente administrativa do Núcleo Regional de Educação, Bárbara Fernanda; coordenadora de projetos sociais da AIBA, Aléssia Oliveira e o assessor jurídico, Olegário Macêdo.

No total, o município conta com 85 veículos, todos da frota própria, sendo que 48 são ônibus, 22 micro-ônibus e 15 vans que são mantidos com recursos próprios, do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e do Programa do Transporte do Estado (PETE). A Prefeitura de Barreiras trabalha ainda com a parceria para o uso do transporte escolar com as Instituições MIQUEI e APAE, Rede Estadual no ensino médio e a Escola Modelo/AIBA.

Além da base legal frisada no Regulamento, a subsecretária de Educação destacou que o público-alvo contemplado para o uso do transporte escolar são os alunos matriculados na Educação Básica Pública da zona rural. Com a proposta das aulas presenciais retornarem já na próxima segunda-feira (7), também foi pontuado a continuidade da proteção individual devido à pandemia da Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, higienização com álcool em gel e também, o uso do cinto de segurança.

“Hoje tivemos mais essa oportunidade de se reunir com esses profissionais que contribuem no processo de condução da educação municipal junto com a Secretaria, apresentando os novos procedimentos e instruções necessários para iniciar mais um ano letivo. Esse é um momento importante, reafirmamos regras e compromissos que devem ser seguidos diariamente, uma vez que o transporte escolar é a garantia de acesso e permanência do aluno na escola. Os motoristas e monitores andam alinhados com o calendário escolar, com o período de matrículas e esse trabalho de rotina, é fundamental”, pontua Cátia Alencar.

Dircom/PMB – 03.02.2022