Barreiras: Secretaria de Cultura e Turismo discute Teatro e Políticas Culturais em Mesa Institucional

Dando continuidade à programação em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras por meio da Escola Municipal de Teatro realizou na terça-feira, 28, no Centro Histórico, uma Mesa Institucional com os agentes culturais locais e regionais, colocando em pauta o “Teatro e Políticas Culturais em Barreiras”.

A mesa mediadora foi formada com a presença da subsecretária de Cultura, Emília Moreno; o doutorando em educação e representante da UFOB, Ari Fernandes; o ator e diretor teatral Felipe Breunig; da Cia de Experimentação e Pesquisa em Arte & Cultura do município de Luís Eduardo Magalhães com a mediação do bate-papo conduzida pelo professor da escola de teatro e especialista em artes cênicas, Danilo Lima.

Com uma significativa plateia que contribuiu na discussão sobre a realidade na área artística local, a subsecretária Emília Moreno apresentou as ações já realizadas, os projetos em andamento e o planejamento para 2023. Todos os participantes contribuíram com observações em assuntos teóricos em artes cênicas, a importância do processo cultural, engajamento do teatro nas políticas públicas, educação, acessibilidade e criatividade.

“Fechamos a programação comemorativa ao dia do Teatro e Circo com essa mesa institucional, reunindo especialistas e artistas, levantando uma abordagem de evolução do papel dos artistas e fazedores de cultura no processo de formulação de políticas, tornando-o mais central. Apresentamos nosso planejamento para 2023, com nossas festas culturais, feiras, eventos, fortalecimento dos agentes e vamos seguir firmes, buscando sempre o respeito e valorização da nossa essência cultural”, disse a subsecretária Emilia Moreno.

Ainda durante o evento foram entregues 22 kits de livros especializados em artes cedidos pela Coordenação de Teatro da Fundação Cultural da Bahia, com o resultado de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc na Bahia, presenteando artistas e instituições, como: Associação Barreirense de Letras – ABL, Ponto de Cultura Flor do Trovão, os representantes Territoriais de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Diva Bonfim e Gelson Vieira, a Biblioteca do SESC Barreiras, Associação de Capoeira Estrela, Escola Ballet Mar e Ar, dentre outros.

Finalizando a programação, o professor e mestre em artes cênicas João Vitor fez o lançamento do seu livro Musicenafro: música, teatro e identidade negra na sala de aula, ao som do samba de roda, apresentado pelo projeto de extensão da UFOB, Capoeira Angola.

Dircom/PMB- 30.3.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo