Barreiras se destaca entre as 10 cidades com mais investimentos em obras públicas no Nordeste brasileiro em 2020

Os dados são do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)

Os investimentos do poder público de Barreiras durante o ano de 2020 no setor de obras rendeu mais um destaque para o município que, em um ranqueamento realizado pelo anuário Multi-Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, onde participaram 100 cidades do Nordeste brasileiro, a Capital do Oeste aparece na décima colocação. Vale ressaltar que das cidades com classificação acima de Barreiras, seis são capitais.

De acordo com o relatório, Barreiras destinou R$ 123,52 milhões em investimentos em obras públicas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população que vive no campo e na cidade. “Esta é uma constante em nossa administração”, destacou o prefeito Zito Barbosa ao tomar conhecimento do ranking divulgado. “Desde o nosso primeiro mandato, focamos em um programa de governo amplo, capaz de suprir as necessidades e demandas existentes no município, com destaque para infraestrutura, saúde e educação. Este novo destaque nos dá a certeza que estamos alcançando nossos objetivos e projetando Barreiras para o Nordeste e para o Brasil como a Cidade do Futuro”, disse o gestor.

Em outubro passado a Capital do Oeste foi destaque nacional, compondo a relação das três cidades da Bahia a alcançar a Excelência em Gestão Fiscal no Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), que acompanha anualmente a eficiência da gestão pública de mais de 5 mil municípios brasileiros, com base nos indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimento.

Pandemia – Os resultados divulgados pelo anuário revelam que mesmo diante da crise sanitária e econômica causada pela pandemia, os investimentos dos municípios brasileiros cresceram em 2020: foram R$ 65,67 bilhões direcionados à infraestrutura nas cidades, valor 33,7% maior do que o registrado no ano anterior, já considerando a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Com isso, o total investido representou, em 2020, 9,1% do conjunto de suas despesas – o mais elevado percentual dos últimos seis anos. Os detalhes sobre o ranking podem ser encontrados no site da Frente Nacional dos Prefeitos https://multimidia.fnp.org.br/

Dircom – 18.01.2022