Barreiras: Sábado é dia de leitura na escola

Diversas escolas participam amanhã, 26, do projeto “Sábado da Leitura” que será realizado no Colégio Municipal de Aplicação Octavio Mangabeira Filho. O objetivo é unir alunos, pais, gestão escolar e comunidade no incentivo à leitura, sendo mais ação que complementa as atividades realizadas no Ano da Leitura.

Promovido pela Secretaria Municipal da Edu cação, o encontro acontece das 08:00 as 12:00 h, com programação literária e musical, apresentação de fanfarras, peças teatrais, jograis, declamação de poesias, mostra de danças típicas, poemas e paródias. Além de disponibilização de espaços para exposição de trabalhos realizados em sala de aula e acervos para a leitura de livros, revistas e jornais.

f1

O secretário de educação, Cosme Uilson disse que ” a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico. O Ano da Leitura fortaleceu essa prática na sala de aula e no dia a dia dos estudantes”.

Na programação está agendada a participação das escolas Anjo Querubim, Escola Municipal Palmira, Escola da Santa Luzia, Escola Alcyvando Luz II, Escola Rosa de Saron, Escola João Crisóstomo, Escola Eudilton Miranda, Escola Alegria do Aprender, Escola da Baraúna, Creche João Paulo II e Colégio Otavio Mangabeira Filho.

f2

O sábado foi escolhido para a ação com o intuito de que o maior número possível de pessoas participe. A expectativa que mais de 500 pessoas visitem o local, exercendo à prática da leitura, a troca de informações e a doação de livros.