Barreiras: Reunião define preparativos para a festa de Yemanjá

Em reunião realizada no Palácio das Artes na tarde dessa segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer, em parceria com representantes da Associação Barreirense de Umbanda e Candomblé (ABUC), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cootrans, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Conselho Municipal de Cultura, definiram os detalhes das comemorações e homenagens à Oxum e Yemanjá, no dois de fevereiro.

A abertura dos festejos será na quinta-feira, 31, às 19hs no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Representantes dos terreiros de umbanda e candomblé farão uma apresentação artística com o Canto das Yabás. Em seguida, terá a palestra temática desse ano, “Religiosidade afrobarreirense e a preservação do Rio Grande: uma relação ancestral”, ministrada pelo professor da UNEB, Gildaci de Oliveira Leite.

Tendo como novidade o cuidado com o meio ambiente na programação nos festejos à Yemanjá, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo ministrará também no dia 31, uma palestra sobre Educação Ambiental.

“O Dois de Fevereiro já faz parte do calendário cultural de Barreiras, estamos alegres em mais um ano poder contribuir com essa festa. A Prefeitura de Barreiras desde o início dessa gestão tem essa disponibilidade e oferta sempre uma boa estrutura e hoje com a participação de todas as instituições que contribuem com essa cultura, ajustamos os detalhes para que a festa à Yemanjá seja perfeita”, disse Diva Bonfim, diretora de cultura.

Na data oficial da festa de Yemanjá e Oxum, as comemorações começam com a alvorada às 5hs na casa do Ilê Axé Bara Bologum Oba Aomim, em Barreirinhas, seguida de uma carreata em direção ao Cais de Barreiras. À tarde, a programação continua com a concentração na orla do Cais às 15hs, seguida do cortejo fluvial que traz Oxalá, Oxum e Yemanjá. O encontro será na rampa em frente ao mercado, com cortejo terrestre pelas principais ruas de Barreiras.

O evento está programado para encerrar as 19hs com as bênçãos aos participantes. Para o presidente da ABUC, esses momentos que antecedem à festa são importantes para avaliar pontos relevantes, como a segurança, educação ambiental e a inclusão cultural. “Para nós, povo de santo, é sempre uma alegria manter nossa tradição e essa reunião que envolve poderes públicos como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e a Prefeitura, reforça a importância dessa festa para nós representantes de terreiros. A ABUC está inserida nessa festa que visa manter tão significativa tradição cultural e religiosa”, destacou Simão Vilas Boas.