Barreiras recebe comitiva do Programa de Extensão Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UFT

Nesta quinta-feira (30), o prefeito Zito Barbosa recebeu a visita dos representantes do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins para uma parceria de Tecnologia Social – Educação Intergeracional. A coordenadora do Programa, Dra. Neila Barbosa Osório, explanou sobre a proposta metodológica para atendimento à política de melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos através de um processo educacional acadêmico.

Logo após, a coordenação da UMA apresentou a proposta do Projeto para o vice-prefeito, Emerson Cardoso; o chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa; assessora especial, Marileide Carvalho; aos secretários de Administração, Gislaine Barbosa; Educação, Gabriela Nogueira; Infraestrutura, João Sá Teles; Assistência Social, Maritânia Carvalho; Meio Ambiente, Demósthenes Júnior; subsecretária Cátia Alencar; subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, também ao procurador do município Dr. Túlio Viana; a assessora municipal, Maria da Penha; e o controlador geral do município, Aldir Resmini. Ainda participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; o reitor da UFOB, Jacques Miranda; o vice-reitor, Antônio Oliveira e a vice-diretora da UNEB/Barreiras, Débora Anunciação; a presidente da OAB, Dra. Bárbara Mariani; o presidente da ABL, Valney Rigonato; e o vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Danilo Grindato.

A coordenadora Dra. Neila Osório, explicou sobre a tecnologia social da UMA e a intergeracionalidade do Programa, que na capital Palmas e nos 10 polos,  se tornou um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito ativo, protagonista de sua própria história.

“Precisamos saber envelhecer, e isso precisa ser acompanhado com o conhecimento, o desenvolvimento físico e aceitar o processo com uma velhice ativa e digna. Já formamos mais de 6.000 idosos tocantinenses pela Universidade da Maturidade/UFT, e queremos estender essa proposta para Barreiras”, disse a coordenadora Dra. Nélia.

A parceria entre a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade da Maturidade com a Prefeitura de Barreiras, possibilitará uma troca de conhecimento através da interação das gerações. “Temos sempre que considerar a história passada, as experiências, no sócio construção do presente numa perspectiva de um futuro inovador. Com certeza, essa parceria trará grandes contribuições para melhoria da qualidade de vida do nosso público em envelhecimento”, disse a assessora especial, Marileide Carvalho.

O prefeito Zito Barbosa elogiou os resultados e as transformações sociais alcançadas pelo Programa Universidade da Maturidade. “Recebemos com muita satisfação a visita da Dra. Nélia Osório, que propõe uma parceria entre a UMA e o Município de Barreiras, este é um programa que além de valorizar, respeita o idoso e as pessoas em processo de envelhecimento. O envelhecimento humano é natural, por isso aqui em Barreiras já acompanhamos nossos idosos através dos CRAS e do Programa Idade Viva, mas vamos sempre buscar formas de valorizar e manter nossos cidadãos em atividade, por isso, ficamos felizes com a visita da coordenação da Universidade da Maturidade”, destacou o prefeito.

Dircom/PMB – 01.07.2022