Barreiras: Projeto Cuidar de quem Cuida comemora semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com programação nas Unidades de Saúde

Estratégias e promoção da saúde do trabalhador é uma das prioridades do governo da Capital do Oeste. E para celebrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 27 de julho, a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador e Apoiadores, preparou uma agenda de atividades para desenvolver nas unidades de saúde, através do Projeto Cuidar de quem Cuida.

Durante a semana de 25 a 29 de julho, os trabalhadores serão acolhidos pelas equipes de profissionais da Segurança e Saúde do Trabalhador e Serviço Social, Vigilância Epidemiológica-Viep, CAPs II, Hospital Municipal Eurico Dutra e Cerest, com rodas de conversa motivacional, atividade laboral, palestras com fisioterapeuta e orientação sobre alongamento e ergonomia durante o trabalho, além de uma palestra sobre Acidentes no Trabalho e notificação de acidentes.

A enfermeira do trabalho, Kadya Carlos, explica que “as ações da semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho estão dentro do projeto Cuidar de quem Cuida, levando informações, reconhecimento e bem-estar aos trabalhadores, buscando orientar e principalmente desenvolver medidas de prevenção e autocuidado durante o atendimento à população”, explicou.

Na manhã desta segunda-feira, 25, a abertura das atividades aconteceu na sede do CAPs II, com a participação dos servidores. À tarde, a programação abrangeu todos os trabalhadores da Central de Abastecimento Farmacêutico e Farmácia do Cidadão I. A secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues, ressaltou a importância da comemoração.

“A saúde dos trabalhadores é essencial, com essa semana dedicada à Prevenção de Acidentes do Trabalho, através do Projeto Cuidar de quem Cuida, a Secretaria de Saúde abre um espaço para demonstrar que medidas preventivas diminuem a incidência de doenças relacionadas ao trabalho por meio dos cuidados mentais e físicos, tais como ginástica laboral e alongamento, promovendo assim, um ambiente de trabalhos digno e produtivo. Estamos sempre cuidando de quem cuida da população de Barreiras”, destacou.

No decorrer da semana, até o dia 29, serão visitados a Vigilância Epidemiológica (Viep), Vigilância Sanitária (Visa), Vigilância Ambiental, Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Programa de Imunização (Copim), Centro de Zoonose, Casa do Parto Normal, Hospital da Mulher, Centro Especializado de Atendimento ao Homem (Ceah), Centro de Atendimento à Mulher(CAM), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Dircom/PMB 26.07.2022