Barreiras: Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recebem atualização sobre Manejo Clínico nas infecções por Arboviroses

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa terça-feira (16), o evento Manejo Clínico nas Infecções por Arboviroses. A manhã dedicada ao conhecimento e atualização de dados aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu médicos, técnicos, enfermeiros e profissionais da Vigilância Epidemiológica com a finalidade de atualizar sobre o efetivo cuidado às pessoas acometidas por arboviroses (dengue, zica vírus e Chikungunya).

A dengue é a doença transmitida por vetores que se propaga mais rapidamente no mundo, e sendo uma doença endêmica, permanece provocando novos casos com frequência. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, em 2018 foram notificadas 329 pessoas com dengue, e já nesse primeiro semestre de 2019, até junho, foram atendidos 2.012 pessoas com suspeita da doença. Nenhum caso de dengue hemorrágica foi notificado.

A palestra ministrada pelo infectologista Luciano Reale abordou com os profissionais, o correto manejo de pacientes com sintomas de arbovirores nas unidades de saúde. De acordo com o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o objetivo do encontro é melhorar a qualidade do manejo clínico dos pacientes priorizando sempre o atendimento humanizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Esse foi um momento oportuno para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se atualizarem sobre a gravidade das arboviroses e como deve proceder o atendimento aos pacientes acometidos dessas doenças nas unidades de saúde. Aqui foi mostrado a atualização do manejo e a abordagem adequada dos pacientes partindo da porta de entrada ao serviço público nas Unidades de Saúde da Família e na UPA. A Prefeitura de Barreiras através da parceria entre a Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses, também realiza ações através de mutirões e visitas dos agentes de endemias no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, destacou Anderson.